
No vídeo acima pode ver o autor a explicar ao nosso jornal o que o levou a juntar em livro estas crónicas e opiniões que, durante cerca de um ano, foi escrevendo para O Cidadão.
Perante um anfiteatro quase cheio – presentes cerca de 60 pessoas – e com a animação musical a cargo de Blandino Soares que presenteou o público com diversos temas seus, a apresentação do livro decorreu de forma descontraída e animada.
“Nos teus ambientes, faz e exige Cidadania. Opina, intervém, participa. A Democracia precisa e agradece.” – escreveu Víctor Carvalho nos marcadores de páginas. E termina com, “Sê tu! Com inteireza de carácter, em todas e quaisquer circunstâncias…”

Estava, assim, dado o mote para a temática dos seus artigos – a Cidadania. Pura e Dura e para levar muito a sério.

Em todos os seus textos, o Homem está no centro da “ação”. É sobre ele que gira sempre a história. Emotiva, pungente ou reflexiva. Muitas vezes inspiradora.

Victor Carvalho oferece-nos as suas crónicas de modo claro, simples até. Aborda temas atuais e preocupa-se em incluir, incentivar, transformar e inspirar. Não “doura a pilula”- é crú naquilo que tem de o ser. Mas avança imediatamente com o positivismo e a forma de alterar o que lhe pareça menos correto. Sem julgamentos. Apenas para fazer-nos pensar nos asssuntos.
É um livro genuíno. De vivências. Que vale, realmente, a pena ler até ao fim.
OC/AJS (texo) e Filipe Romariz (edição e fotos)






