16 C
Porto
19.7 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Sábado, Julho 12, 2025

Novas escolas e pavilhão desportivo anunciados para Azeitão

O presidente da Câmara de Setúbal anunciou a construção de uma escola básica, uma escola secundária e um pavilhão desportivo em Azeitão, após acordo com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Mais artigos

Durante a 20.ª edição da Festa do Agrupamento de Escolas de Azeitão, que decorreu na sexta-feira à tarde e à noite na Escola Básica de Azeitão, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, revelou um entendimento com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para a criação de três novos equipamentos escolares na freguesia.

O autarca anunciou a construção de “uma escola dos 2.º e 3.º ciclos, do pavilhão desportivo e da escola secundária” em Azeitão. Acrescentou que estão atualmente a decorrer “acertos técnicos relativamente ao estudo prévio”, que espera ver concluído “no final deste mês de junho”.

O projeto, segundo André Martins, visa dar resposta à falta de ensino secundário e de instalações desportivas escolares na zona. “Deixou de ter condições para o ensino de qualidade”, afirmou, referindo-se ao atual edifício da Escola Básica de Azeitão.

O presidente da autarquia classificou o momento como “um orgulho estar em vias de resolver um problema de décadas”, referindo-se à reivindicação da população local. Defendeu que “as crianças da freguesia de Azeitão devem ter um futuro com cada vez melhores condições para a aprendizagem”.

20.ª edição da Festa do Agrupamento de Escolas de Azeitão 2025
Festa na 20.ª edição da Festa do Agrupamento de Escolas de Azeitão 2025. CMS direitos reservados.

André Martins recordou ainda que a escola básica foi considerada “de intervenção prioritária” num acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses. Sublinhou a dificuldade das negociações, mas assinalou que “tem sido muito difícil, ao longo de muitos anos”.

O autarca mencionou ainda a articulação com o município de Sesimbra e uma reunião com o ministro da Educação, Fernando Alexandre, para encontrar solução para o ensino secundário na região. Segundo André Martins, “a procura na Quinta do Conde é suficiente para se construir uma escola secundária, mas “os alunos de Azeitão continuavam de fora”.

A proposta do município resultou num entendimento para construir uma escola básica, uma secundária e um pavilhão desportivo em Azeitão, atendendo a uma “reivindicação de há muitos anos para estas escolas”.

OC/JJS

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img