Durante a 20.ª edição da Festa do Agrupamento de Escolas de Azeitão, que decorreu na sexta-feira à tarde e à noite na Escola Básica de Azeitão, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, revelou um entendimento com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para a criação de três novos equipamentos escolares na freguesia.
O autarca anunciou a construção de “uma escola dos 2.º e 3.º ciclos, do pavilhão desportivo e da escola secundária” em Azeitão. Acrescentou que estão atualmente a decorrer “acertos técnicos relativamente ao estudo prévio”, que espera ver concluído “no final deste mês de junho”.
O projeto, segundo André Martins, visa dar resposta à falta de ensino secundário e de instalações desportivas escolares na zona. “Deixou de ter condições para o ensino de qualidade”, afirmou, referindo-se ao atual edifício da Escola Básica de Azeitão.
O presidente da autarquia classificou o momento como “um orgulho estar em vias de resolver um problema de décadas”, referindo-se à reivindicação da população local. Defendeu que “as crianças da freguesia de Azeitão devem ter um futuro com cada vez melhores condições para a aprendizagem”.

André Martins recordou ainda que a escola básica foi considerada “de intervenção prioritária” num acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses. Sublinhou a dificuldade das negociações, mas assinalou que “tem sido muito difícil, ao longo de muitos anos”.
O autarca mencionou ainda a articulação com o município de Sesimbra e uma reunião com o ministro da Educação, Fernando Alexandre, para encontrar solução para o ensino secundário na região. Segundo André Martins, “a procura na Quinta do Conde é suficiente para se construir uma escola secundária”, mas “os alunos de Azeitão continuavam de fora”.
A proposta do município resultou num entendimento para construir uma escola básica, uma secundária e um pavilhão desportivo em Azeitão, atendendo a uma “reivindicação de há muitos anos para estas escolas”.
OC/JJS
