O interior do sotavento algarvio, mais precisamente o concelho de Tavira, será palco do arranque da nova fase do projeto Plantar Água, promovido pela WWF Portugal – World Wide Fund for Nature. A iniciativa terá início no próximo dia 6 de junho, com um percurso pedestre interpretativo junto à Ribeira da Foupana, uma linha de água que atravessa esta zona do distrito de Faro.
A caminhada marca o arranque de uma nova etapa do projeto, que prevê o restauro de 200 hectares nos próximos dois anos, com o objetivo de melhorar o ciclo da água e promover a regeneração ecológica da região. A intervenção é apoiada pela Fundação Coca-Cola.
O ponto de encontro está marcado para as 10:15 na localidade de Redonda, com as boas-vindas dadas por Ângela Morgado, da WWF Portugal, e Luiz Felipe Schmidt, da Coca-Cola Portugal. A explicação do percurso será feita por Afonso do Ó, também da WWF Portugal.
O trajeto terá cerca de 2 quilómetros, percorrendo zonas onde já decorrem ações de restauro ecológico. O evento termina com almoço às 13:30 em Cachopo, no restaurante A Charrua.
O Plantar Água promove soluções baseadas na natureza que reforçam a retenção de água no solo, combatem a desertificação e beneficiam tanto as comunidades locais como os ecossistemas.
“O restauro ecológico e a gestão sustentável da paisagem são essenciais para garantir água, vida e resiliência num território cada vez mais afetado pelas alterações climáticas”, sublinha a WWF Portugal.
A participação é gratuita, mas requer confirmação até 4 de junho junto de Nádia Pedro (npedro@wwf.pt | +351 910 917 625). Os participantes devem levar calçado confortável, chapéu, protetor solar, snacks e água.
PROGRAMA:
10:15 – Ponto de Encontro – Redonda
10:30 – Boas-vindas – Ângela Morgado da WWF Portugal e Luiz Felipe Schmidt da Coca-Cola Portugal
10:45 – Explicação do percurso – Afonso do Ó da WWF Portugal
11:00 – Início do percurso pedestre (cerca de 2 km)
13:30 – Almoço em Cachopo (restaurante A Charrua)
OC/AM
