O Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio Investigação e Difusão Científica 2025, entre mais de uma centena de candidaturas de todo o país.
O galardão distingue o projeto “Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do programa Venham Mais Vinte e Cincos, que assinala os 50 anos da Revolução de Abril. A iniciativa homenageia e dá visibilidade às mulheres setubalenses que participaram na oposição ao regime fascista, muitas das quais foram perseguidas e presas pela polícia política da ditadura.
O trabalho resulta de uma colaboração entre os serviços de museus integrados no Museu do Trabalho Michel Giacometti e o Gabinete de Promoção e Divulgação do Património Histórico e Cultural, ambos da Divisão de Cultura e Património da autarquia, no pelouro do vereador Pedro Pina.
A investigação materializou-se numa exposição patente no espaço público e no museu, na produção de um filme com base em entrevistas, e na edição de um e-book, disponível ao público.
A entrega dos prémios APOM teve lugar a 3 de junho, no Cineteatro Louletano, em Loulé, numa cerimónia que distinguiu projetos, profissionais e instituições que se destacaram na área da museologia em Portugal.
A categoria Investigação e Difusão Científica reconhece trabalhos que contribuam para o estudo e valorização do património dos museus, incluindo projetos de investigação, conferências, ciclos de estudos ou outras formas de divulgação científica.
OC/RPC
