11 C
Porto
14.5 C
Lisboa
16.9 C
Faro
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Morreram mais bebés em 2024

Mortalidade infantil atinge número mais alto em 5 anos

As mais lidas

Maria Paulo
Maria Paulo
Jornalista free-lancer

A mortalidade infantil está a aumentar em Portugal depois de vários anos em queda. Em 2024, atingiu o valor mais alto dos últimos cinco anos, com 261 mortes de bebés com menos de um ano. No ano anterior tinham sido registadas 219 mortes e, em 2019, ainda antes da pandemia, 264.

mortalidadeinfantil 651

Quase 40 por cento destas crianças morreram na primeira semana de vida. Segundo dados divulgados pelo jornal “Público”, depois de uma forte redução na mortalidade infantil nos anos da pandemia, os números têm vindo a subir desde 2022 e atingiram, em 2024, o valor mais alto desde 2019.
As possíveis causas para esta oscilação nos valores variam entre as assimetrias no acesso aos cuidados de saúde e gravidezes mal vigiadas, em mulheres que chegam a Portugal já grávidas e sem a devida vigilância médica.
Há cada vez mais mulheres estrangeiras a dar a luz em Portugal, representando já um quinto dos bebés nascidos no nosso país em 2023.
Os especialistas referem, apesar da evolução, que não é caso para alarme. Ainda há tempo para reverter a tendência e manter Portugal com um dos índices de mortalidade infantil mais baixos da Europa.

OC/MP

Fotos | direitos reservados | site SNS

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img