O 7.º aniversário da Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa (AMBAC) foi comemorado no sábado, na sede da coletividade, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que sublinhou a importância da cooperação entre o poder local e o movimento associativo.
Na cerimónia, André Martins enalteceu o trabalho voluntário e o envolvimento comunitário da associação. “O movimento associativo, que é muito rico em Setúbal, é o maior parceiro do poder local democrático. O próprio movimento associativo reconhece que o poder local é também o seu maior parceiro nesta dinâmica do envolvimento das populações e de procurar ir ao encontro das aspirações das pessoas”, afirmou.

O autarca destacou ainda a necessidade de reforçar este tipo de parcerias, afirmando que “quanto mais forte for o movimento associativo, mais esperançosas podem ser as populações”, e alertou para os desafios burocráticos que afetam o processo de reabilitação habitacional.
Relativamente ao Bairro Afonso Costa, André Martins garantiu que será promovida uma reunião com os moradores para esclarecimento do processo. “A habitação é uma das nossas prioridades. Por isso, temos candidaturas aprovadas pelo PRR no valor de 160 milhões de euros para reabilitação de vários bairros de habitação pública no concelho”, referiu.
A empreitada no bairro envolve mais de 300 frações e representa um investimento de 26 milhões de euros. Segundo o presidente, a candidatura foi “apresentada há mais de um ano pela Câmara Municipal de Setúbal ao PRR, mas que só foi aprovada em abril”.
“Convém esclarecer as pessoas sobre isto. As candidaturas que apresentamos ao PRR são aprovadas pelo Governo. É um condicionamento que não resulta da inércia da Câmara Municipal, mas sim de processos burocráticos”, explicou, garantindo que a autarquia “não vai parar” e que, após a adjudicação da obra, haverá nova reunião para prestar todos os esclarecimentos.
O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, afirmou que a AMBAC “é um exemplo” pelo trabalho que realiza desde a fundação, a 14 de junho de 2018.

A presidente da direção da AMBAC, Maria Georgeta, agradeceu o apoio institucional, afirmando: “Sem vós, nada disto seria possível. Têm estado sempre ao nosso lado nas horas de maior aflição e nunca nos fecham a porta”.

A cerimónia terminou com a entrega de lembranças e o tradicional bolo de aniversário.

OC/RPC

Editor Adjunto