O serviço de Apoio Domiciliário à Demência da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, uma resposta social gratuita, inovadora e pioneira no país, foi um dos cinco projetos, a nível nacional, premiados pela Teva, uma empresa farmacêutica líder mundial na área dos medicamentos genéricos e biológicos.
O Prémio Humanizar a Saúde atribuído pelos cuidados gratuitos e personalizados que presta no domicílio à pessoa com demência e ao seu cuidador, no valor pecuniário de cinco mil euros, representa um “reconhecimento” do que faz a instituição no âmbito deste projeto inovador e pioneiro no país e, por isso, é motivo de “orgulho”, segundo o seu provedor, João Henriques.
O projeto agora premiado, que foi criado há cerca de sete anos, oferece estratégias de intervenção especializadas, uma abordagem integrada, com avaliação, diagnóstico e intervenção contínuos, promovendo a saúde e o bem-estar dos doentes com demência e aos seus familiares/cuidadores, retardando a institucionalização e permitindo à pessoa permanecer no seu meio habitual de vida por mais tempo, com qualidade, enquanto dinamiza os cuidados de saúde de forma mais humanizada.
O apoio é levado a casa das pessoas com demência através de um médico neurologista, enfermeiro, psicóloga, animação, ajudas técnicas e teleassistência, sem custos para o utente. A patologia de cada utente determina a regularidade dos cuidados prestados. Atualmente, a Misericórdia apoia 262 utentes.
Segundo o provedor João Henriques, a Misericórdia de Mogadouro investe cinco mil euros e a Câmara Municipal de Mogadouro outros cinco mil euros, para que o apoio seja gratuito à população. “Os nossos utentes reconhecem que só com o apoio da Misericórdia e da Câmara é que conseguem ter o serviço gratuito, porque de outra forma era impossível tê-lo”, realçou.
Este serviço atua também de forma preventiva, oferecendo estratégias de intervenção precoce quando são detetados fatores de risco associados a sinais de desenvolvimento de processo demencial. Paralelamente, providencia formação às famílias e à população, evidenciando a divulgação e a educação no sentido da compreensão da problemática, combatendo assim o estigma.
Recorde-se que o projeto de Apoio Domiciliário à Demência da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi, também, o grande vencedor da 7.ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, e venceu o Prémio Fidelidade Comunidade, dirigido a instituições cujo trabalho se foca nas áreas do envelhecimento, da inclusão social e da prevenção em saúde.
Texto | Maria Paulo
Fotos | Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro | direitos reservados
Jornalista free-lancer