A Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), vai assinar um protocolo para a instalação de um campo de 3×3 BasketArt. Reconhecendo a importância do projeto, a autarquia decidiu avançar com mais dois campos adicionais.
Os três novos recintos desportivos, localizados na Póvoa da Mealhada, Cavaleiros e Silvã, estão a ser reabilitados e decorados com arte urbana. Estes espaços, que outrora eram antigos recintos desportivos, serão disponibilizados para a população do concelho como parte do programa nacional de promoção do basquetebol. A FPB contribuirá com a oferta de uma tabela, bolas e coletes.
A arte urbana dos recintos é inspirada em elementos distintivos do concelho: a Água do Luso, o verde do Bussaco e a Filarmónica Lyra Barcoucense, em Silvã, Póvoa da Mealhada e Cavaleiros, respetivamente. Esta iniciativa de embelezamento é levada a cabo por alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) da Mealhada.
Durante uma visita ao futuro campo de 3×3 BasketArt em Silvã, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, e Ricardo Santos, vereador do Desporto, felicitaram os artistas pela sua criatividade. O presidente sublinhou que “a criação destes recintos desportivos justifica-se plenamente”, pois promoverá a proximidade das populações com o desporto e hábitos saudáveis. Ricardo Santos acrescentou que esta é uma oportunidade para os jovens abandonarem os telemóveis e consolas de jogos em favor de práticas desportivas saudáveis.
Martim Cruz, aluno do primeiro ano do Curso Técnico de Multimédia, descreveu o projeto como “engraçado e muito divertido”, destacando a aplicação prática do que aprenderam nas aulas e a motivação que trouxe a todos os envolvidos.
Edição: Rui Paulo Costa
