O Município da Mealhada volta a juntar-se à comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, numa iniciativa que une tradição, cultura e sensibilização patrimonial. Com um programa distribuído por vários locais do concelho, as atividades dirigem-se a todas as idades e incluem visitas a moinhos em funcionamento, mercadinhos, histórias, jogos tradicionais, caminhada interpretativa e o famoso certame de sopas.

No sábado, dia 6, o destaque vai para a caminhada “Por Montes e Vales de Santa Cristina”, com início às 9h30 na Fonte de Santa Cristina. Durante o dia, será possível assistir à moagem de milho, visitar o Moinho da Palaia, provar pão acabado de sair do forno e saborear iguarias como sandes de pernil, pá de porco à padeira e malassadas.
No Parque do Lograssol, o ambiente será de festa, com a Exposição Etnográfica “Ciclo do Pão”, oficinas criativas, tasquinhas e concertos etnográficos.
Domingo, 7 de abril, as celebrações continuam com foco no público sénior e institucional, através de atividades educativas sobre alimentação, cereais e o funcionamento dos moinhos, no âmbito do Dia Mundial da Saúde.
“Celebrar os moinhos é celebrar uma parte essencial da nossa identidade e história. Esta é uma oportunidade para aproximar gerações e dar valor a um património que é de todos”, afirma a autarquia, que integra esta celebração nacional promovida pela Etnoideia, com o apoio da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia.
OC©
Fotos/CM Mealhada
