O Município de Lamego marcou presença na edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde apresentou o seu património, sabores e agenda de eventos. Um dos momentos mais aguardados foi a divulgação do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, a maior competição nacional de cozinha para profissionais, que decorrerá pelo terceiro ano consecutivo em maio, no Centro Multiusos de Lamego.
A programação cultural foi outro dos pontos fortes da participação de Lamego. Os visitantes da BTL tiveram acesso, em primeira mão, ao cartaz musical do Douro & Porto Wine Festival, evento que combina música, gastronomia e vinhos num dos cenários mais emblemáticos da região. O cantor James Morrison será um dos destaques deste ano.
No sábado, foi apresentada a candidatura da Procissão de Triunfo – ponto alto das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios – a Património Imaterial da Humanidade. O Vereador do Turismo, José Pinto, destacou a importância de promover Lamego como destino turístico de referência: “Somos um território autêntico com condições únicas, pleno de identidade e riqueza. Queremos incrementar a atividade turística no concelho.”
A presença de Lamego na BTL contou ainda com a participação da Diocese de Lamego, que apresentou a Catedral de Lamego como polo de atração turística. O Cónego Filipe Pereira e o Cónego José Ferreira convidaram os visitantes a conhecer o claustro superior, o Coro-Alto requalificado e a Torre Sineira, que agora permite uma vista panorâmica sobre a cidade.
No stand do Turismo Religioso, o Padre Marcos Alvim destacou a importância de Lamego como destino de peregrinação. Durante os dias do evento, os visitantes puderam ainda degustar produtos típicos do concelho.
OC©
Foto | CM Lamego
