A nova infraestrutura será construída na Av. das Acácias, próxima do antigo Hospital Distrital de Lamego, com o objetivo de concentrar, num único edifício, várias unidades de saúde atualmente dispersas pela cidade. Este projeto pretende melhorar as condições físicas dos serviços e o acesso da população aos cuidados primários.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este investimento é o segundo maior em novas unidades de saúde a nível nacional. O programa funcional do Parque da Saúde abrange uma área total de 6 622,65 metros quadrados e inclui cinco pisos, com destaque para áreas técnicas eficientes e sustentáveis, como a instalação de painéis solares e o cumprimento de requisitos de eficiência energética.
A construção inclui ainda um parque de estacionamento adjacente, com lugares para pessoas com mobilidade condicionada e para ambulâncias, além de novas vagas na Calçada da Guerra e um parque interior para uso exclusivo de médicos e funcionários.
“A prestação de cuidados de saúde em proximidade e o bem-estar dos lamecenses estão no topo das nossas preocupações. A Câmara de Lamego vai fazer um esforço muito grande para garantir a igualdade de acesso a cuidados de saúde a todos os cidadãos, permitindo que sejam atendidos em instalações dotadas de boas condições de conforto, quer para os profissionais, quer para os utentes”, fundamenta o Presidente Francisco Lopes.
O terreno onde será erguido o edifício foi expropriado à Santa Casa da Misericórdia de Lamego e o projeto segue os parâmetros do Plano Diretor Municipal, promovendo uma boa integração urbanística na zona envolvente.
OC/RPC
Editor Adjunto