Durante o passado fim de semana, Lamego foi palco do 6.º Campeonato Bombeirinho de Ferro, uma iniciativa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, que contou com a participação de cerca de 800 infantes e cadetes, provenientes de 29 corporações de bombeiros voluntários de várias regiões do país.

A competição, considerada única no panorama nacional, desafia os participantes a superar provas inspiradas nas atividades reais de um bombeiro. As crianças e jovens foram postos à prova com tarefas como subir comunicações verticais, elevar material e montar linhas de mangueiras, entre outros obstáculos, adaptados a diferentes faixas etárias.
No sábado, a cerimónia simbólica de abertura decorreu junto ao Santuário dos Remédios, com o hastear das bandeiras e a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Catarina Ribeiro, e do Vereador Fábio Duarte.

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, sublinhou a importância do evento para a cidade: “Mais uma vez, revelámos ser bons anfitriões e deixámos uma excelente imagem de Lamego junto das corporações de todo o país que vieram até nós”. O autarca destacou ainda o impacto positivo da iniciativa: “O Campeonato Bombeirinho de Ferro também ajuda a estimular o voluntariado jovem nos ‘soldados da paz’, numa altura em que infelizmente escasseia e que, por isso, os nossos bombeiros bem precisam”.
Além da vertente competitiva, o evento contribuiu para dinamizar a atividade económica e social local, ao atrair centenas de visitantes ao concelho.
OC/RPC

Editor Adjunto/Eng. Eletrotécnico/Licenciando Gestão do Património Cultural














