O presidente da Câmara, André Martins, afirmou que a requalificação do Lar Acácio Barradas representa “uma oferta de referência” para a cidade. “É com muito gosto, com muito orgulho até, que hoje estamos aqui na inauguração desta requalificação”, declarou o autarca durante a cerimónia, ao lado dos vereadores Rita Carvalho e Pedro Pina.
O autarca sublinhou a colaboração da Câmara Municipal. “Sentimo-nos muito orgulhosos por ter contribuído, de alguma forma, com aquilo que nos compete, de dar a nossa colaboração”, afirmou, desejando “muitas felicidades” à direção da Misericórdia e à instituição.
O provedor Fernando Cardoso Ferreira lembrou que o lar começou a funcionar em 1893 e destacou a importância da obra. “Isto seria o ideal que nós gostaríamos de ter, de condições do ponto de vista de instalação física, para todos os nossos utentes”, afirmou.
A secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Maria Clara Marques Mendes, considerou a inauguração “um momento de festa” e “um sinal de reconhecimento” da Misericórdia e do setor social.
A requalificação implicou a demolição quase total do edifício, preservando apenas as paredes da frente e laterais, com a adição de um novo piso superior.
OC/RPC