9.8 C
Porto
16.4 C
Lisboa
20.9 C
Faro
Domingo, Junho 15, 2025

GP de Imola de F1 – ultrapassagem e ritmo de campeão dão vitória a Max Verstappen

O tetracampeão mundial neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio Emilia-Romagna, sétima prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, disputada no circuito italiano de Ímola.

Mais artigos

O calor escaldante de Ímola foi palco de uma batalha estratégica e técnica que culminou em mais uma vitória de Max Verstappen, mas desta vez com um alerta vermelho-papaia no seu retrovisor. O campeão mundial teve que extrair tudo do seu Red Bull mas mostrou ter a corrida controlada desde a brilhante ultrapassagem no final da Tamburello, logo após uma não tão brilhante largada.
Esta gestão deu para manter a diferença de 6,1 segundos para Lando Norris no final, enquanto Oscar Piastri completou o pódio para a McLaren com o terceiro lugar.

Max Verstappen, segunda vitória da temporada no Grande Prémio de Emilia-Romagna. FOTO: formula1.com

Da Pole à Vitória: A Recuperação de Verstappen
Max Verstappen, que largou apenas na segunda posição após ser superado por Piastri na qualificação por uns meros 0,034 segundos, demonstrou mais uma vez sua capacidade de transformar um sábado modesto num domingo triunfante. O holandês executou um arranque de corrida estupendo e, beneficiando do novo componente aerodinâmico sob a asa lateral da Red Bull – um inovador “strake” que canaliza o fluxo de ar para o fundo plano– encontrou o equilíbrio perfeito entre a velocidade e preservação dos pneus.
O início em si não foi particularmente bom, mas depois eu continuava na linha exterior, basicamente a linha normal, e pensei: ‘Bem, vou apenas tentar ultrapassar pelo exterior’,” disse Verstappen. “Funcionou muito bem! Isso, claro, libertou o nosso ritmo, porque uma vez que assumimos a liderança, o carro estava bom. Consegui cuidar dos meus pneus e tivemos um ritmo muito bom hoje.“, mencionou Max Verstappen, no final da corrida.

Piastri foi um dos pilotos que fizeram uma paragem inicial na corrida. FOTO: formula1.com

McLaren Confirma Evolução com Dobradinha no Pódio
A McLaren, que pela primeira vez equipou ambos os carros com o pacote completo de atualizações, provou que o seu desenvolvimento está no caminho certo. Oscar Piastri, apesar de não conseguir converter a pole position em vitória, manteve-se competitivo durante toda a prova, enquanto Lando Norris protagonizou uma impressionante recuperação da quarta posição do grid para finalizar como vice-líder.
O fundo plano alterado e os componentes aerodinâmicos atualizados proporcionaram à equipa britânica uma estabilidade notável nas curvas rápidas de Ímola, permitindo que os seus pilotos atacassem sem comprometer a vida dos pneus

Hamilton terminou a sua primeira corrida italiana como piloto da Ferrari no quarto lugar. FOTO: formula1.com

Mercedes e Ferrari: Contrastes no Desenvolvimento
A Mercedes trouxe a Ímola o seu primeiro grande pacote de atualizações do ano, mas os resultados foram mistos. George Russell, que largou em terceiro, não conseguiu manter o ritmo dos líderes e terminou apenas na sétima posição, com algumas queixas durante a corrida relativamente à estabilidade do monolugar. Por outro lado, a corrida foi marcada pelo abandono do jovem Kimi Antonelli, que estava a ter um fim de semana promissor e a proporcionar uma luta interessante com Lewis Hamilton.
Já a Ferrari viveu um domingo de recuperação parcial. Lewis Hamilton, que largou apenas em 12º após uma qualificação decepcionante, demonstrou o potencial do SF-25 ao escalar o pelotão e finalizar em quarto, mostrando assim que se sente cada vez mais à vontade ao volante do Ferrari. Charles Leclerc, por sua vez, terminou na sexta posição, evidenciando que as atualizações na traseira do carro e as modificações na asa e na beam wing trouxeram ganhos, mas não suficientes para lutar por um pódio.

Albon teve uma tarde agitada em Imola. FOTO: formula1.com

Surpresa Williams: Albon Brilha com 5º Lugar
Um dos destaques da corrida foi Alexander Albon, que conseguiu transformar a sua sétima posição no pelotão num impressionante quinto lugar na linha de chegada. O tailandês aproveitou ao máximo o potencial do Williams, superando inclusive Charles Leclerc no final da corrida após este lhe ter cedido posição para evitar uma penalizacão por um incidente anterior.
Carlos Sainz, companheiro de equipa de Albon, completou uma corrida sólida para a Williams com o oitavo lugar, consolidando a equipa como uma das surpresas positivas deste grande prémio e fazendo pontos muito importantes para a Williams.

Fernando Alonso num dia em que o Aston Martin não teve o melhor desempenho. FOTO: formula1.com

Aston Martin Decepciona Após Promissora Qualificação
Fernando Alonso, que arrancou em quinto e chegou a sonhar com um pódio após o primeiro pacote significativo de atualizações da Aston Martin, viu o desempenho de seu carro deteriorar ao longo da prova, terminando apenas na 11ª posição. A nova carroçaria superior e o fundo plano melhorado proporcionaram velocidade numa volta rápida, mas a gestão dos pneus em condições de corrida segue continuam a ser o calcanhar de Aquiles da equipa.
Lance Stroll completou um domingo para esquecer para a Aston Martin, caindo do oitavo lugar da grelha para a 15ª posição final.
Cenário do Campeonato
A corrida de Ímola consolida a surpreendente reviravolta no campeonato de pilotos, com a McLaren agora dominando as duas primeiras posições. Oscar Piastri, com 146 pontos, mantém a liderança, seguido de perto pelo seu companheiro de equia Lando Norris com 133 pontos. Max Verstappen, apesar da vitória hoje, segue em terceiro com 124 pontos, numa temporada que se está a provar ser muito mais desafiadora que as anteriores para o tricampeão.
George Russell ocupa a quarta posição com 99 pontos, seguido pela dupla da Ferrari, Charles Leclerc (61) e Lewis Hamilton (53). O jovem prodígio italiano Kimi Antonelli, apesar do abandono hoje, mantém-se em sétimo com 48 pontos, impressionando positivamente os adeptos na sua temporada de estreia pela Mercedes. Alexander Albon, após o seu brilhante quinto lugar hoje, sobe para oitavo no campeonato com 40 pontos, recompensando o trabalho da Williams.
A Fórmula 1 segue agora para uma das pistas mais icónicas, o traçado do Mónaco, onde poderemos perceber se as atualizações vistas em Ímola são um indicativo de que a Red Bull e a Ferrari estão no caminho certo para disputar o campeonato do mundo de pilotos e construtores com a McLaren.


Resumo dos Destaques da Corrida:
● Verstappen: De segundo na grelha para a vitória, demonstrando a eficácia das atualizações da Red Bull em condições de corrida
● McLaren: Confirma evolução com Norris e Piastri no pódio
● Hamilton: Impressionante recuperação de 12º para 4º
● Albon: Surpreende com 5º lugar para a Williams
● Decepções: Aston Martin perde desempenho na corrida após forte classificação
● Abandonos: Kimi Antonelli (Mercedes) e Esteban Ocon (Haas) não completaram a prova

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img