20.7 C
Porto
19.3 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Sábado, Abril 26, 2025

Fernando Gomes é o novo presidente do Comité Olímpico de Portugal

O dirigente eleito para o quadriénio 2025-2029 somou 103 votos contra os 78 do adversário Laurentino Dias

Mais artigos

Fernando Gomes foi hoje eleito presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o quadriénio 2025-2029, somando 103 votos contra os 78 do adversário Laurentino Dias.

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) durante 13 anos, o gestor portuense, de 73 anos, recebeu 57% dos votos expressos em urna, anunciou o presidente da Comissão Eleitoral, Vasco Lynce, na sede do organismo olímpico, em Lisboa.

É uma honra ter sido eleito pelo movimento olímpico para presidente do COP. É uma honra continuar a servir Portugal”, declarou, no seu discurso de vitória.

Fernando Gomes sucede no cargo a Artur Lopes, que assumiu a presidência do organismo olímpico em agosto, após a morte de José Manuel Constantino, que em março de 2022 tinha sido eleito para um terceiro e último mandato à frente do COP.

Após um sufrágio que teve uma participação de 99% (foram expressos 181 dos 187 votos possíveis), o novo presidente agradeceu “a todas as federações e entidades que participaram ativamente nestas eleições”, reiterando que, a partir de agora, “independentemente de como votaram, todas fazem parte do COP”.

Quero também cumprimentar o meu adversário e todos os elementos que integraram a lista A, confiando que continuarão disponíveis para contribuir para o engrandecimento do movimento olímpico de Portugal”, disse, dirigindo-se a Laurentino Dias, também presente no auditório do COP.

O portuense, de 73 anos, deixou uma palavra aos órgãos sociais que hoje encerram o seu mandato, evocando José Manuel Constantino e manifestando “um enorme orgulho em suceder a alguém que deixou um legado” que todos querem “honrar”.

Tal como nos comprometemos durante a campanha, já a partir de amanhã [quinta-feira] iniciaremos contactos para convocar representantes das federações, olímpicas e não olímpicas, e dos atletas, para agendar uma reunião magna logo após a tomada de posse, no próximo dia 25, no qual possamos definir as propostas que todos, sem exceção, gostariam de incluir no programa que implementaremos até 2029”, comprometeu-se.

Entretanto, Laurentino Dias desejou sucesso a Fernando Gomes como presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), mostrando-se tranquilo por ter feito uma campanha de “peito aberto” e esclarecedora.

OC/LUSA/MP

Foto |Manuel de Almeida/Lusa

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img