
W5H2. Onde? Vila Nova de Gaia, Quando? sábado 24 de maio, foi o centro do empreendedorismo e inovação em Portugal. O quê? Na minha escola, claro. Com quem? Com o que de melhor existe: nossos alunos e alunas. Todos(as) incluídos! Como? Um dia de inovação e empreendedorismo com a Feira das Empresas da Atlântico Business School (ABS), no Edifício Heliântea. Porquê? No panorama nacional somos os melhores e mais criativos. Quanto custa? Um segredo bem guardado.

Este evento, organizado anualmente, reforça a ligação entre a academia e o mundo empresarial e é uma excelente oportunidade para networking e partilha de experiências. Estavam presentes empresas e alunos(as) portugueses e internacionais, numa montra de talento e criatividade onde as novas gerações de gestores e empreendedores apresentarão ideias inovadoras aos visitantes e a potenciais parceiros.
Sim, exatamente, na nossa escola é disso que se trata: nunca deixamos e/ou descuidamos pormenores. Na nossa escola promovemos, genuinamente, o Empreendedorismo, a Inovação e a Tecnologia.
Somos diferentes e completamente disponíveis para cocriar com os nossos alunos(as). A prova disso mesmo é que a nossa Feira contou com cerca de 100 expositores. Uma ideia acarinhada, desde sempre e em crescente pela direção do Prof. João Paulo Peixoto, da Dr.ª Paula Santos e de todo staff (Dr.ª. Ângela Ornelas; Sónia Franco e o nosso imprescindível Paulo da Informática) além dos alunos(as) que são, se me permitem, a razão disto ser e a “cereja no topo do bolo”.
Não quero ser injusto, mas nós, professores, fazemos parte: o Paulo, o Reinaldo, o Sílvio, o Esser, a Antonieta, o António, a Paula, o Henrique, o Luís Borges, o Fernando… É desta forma que “tratamos por tu” a inovação e o empreendedorismo, habituando os alunos(as) a trabalharem e a participarem, ativamente, em todos os momentos que a escola proporciona.
Somos a única escola, em Portugal, com a uma licenciatura em Gestão de Negócios, totalmente Ensino à Distancia, com a inovação de ser em Sala de Aula Invertida. Ao longo dos últimos 6 anos testamos, aprimoramos, ajustamos e incentivamos a melhoria continua em procedimentos internos que reforçaram a Ser da ABS.

Os alunos(as) connosco não são números, não são passageiros de uma viagem, não são ignorados…todos, todas, são tratados de forma igual. Nunca deixamos ninguém para trás. A máxima é que não queremos apenas Ser amigos mas poder ouvir frustrações, desabafos, sonhos e depois, oferecer um abraço, pegar numa boa conversa e dizer, que sempre estaremos aqui, ao vosso lado.
Este é o nosso projeto emocional, plasmado por todos(as), em equipa. Temos consciência da dinâmica diária e na exigência que demonstramos e insistimos em dinamizar o panorama da região. É uma ligação anual, umbilical, que queremos manter como incubadora de talentos e dinamizar novos projetos. Juntamos o melhor dos mundos: empreendedores, visitantes, alunos(as), investidores e todos que nos querem passar pela nossa porta. Uma porta aberta e franqueada para as empresas que nos procuram e incentivam as parcerias. Ao passar pela feira, recordo com prazer e ao mesmo tempo nostalgia, alunos e alunas que passaram pela nossas aulas, em presencial e/ou Teams, mas nunca me faltaram, porque somos todos peças daquilo que nos lembramos, porque, enquanto houver memória não haverá perdas: a Elizabete, a Rosário, o Tiago, o Miguel, o Mamadu; a Djenira, o Tampa, a Diana, o António, o Luís, a Raquel, a Elsa, a Cristina, a Cristina, o Daniel e tantos, mas tantos, que quando saí da Feira, já estava com saudades de voltar, porque nós, na ABS, procuramos aulas apelativas e interativas, praticas e intensas.
Temos o segredo bem guardado que mais nenhuma escola superior consegue…. Bem hajam por fazer acontecer. Temos a pele da ABS. Abraço e felicidades.

Docente na Atlântico Business School/Doutorado em Ciências da Informação/ Autor do livro ” Governação e Smart Cities”