A pergunta que se impõe: porquê Feira da Foda? Reza a história que a designação teve origem nas feiras da região, onde era negociada a compra de gado. Os vendedores desonestos davam sal aos rebanhos e os animais, sedentos, enchiam a barriga de água, parecendo mais gordos. No momento em que percebiam que tinham sido enganados, os compradores diziam: “que grande foda!”. E assim surgiu a Foda à Moda de Monção, que não é mais do que o prato típico de Cordeiro à Moda de Monção – o que, por sua vez, inspirou a realização da Feira da Foda. Isto está tudo ligado, portanto.
A edição de 2023 foi um sucesso, após um interregno de 4 anos (maldita pandemia). Este ano, as eleições de 10 de março fizeram com que as datas fossem alteradas para uns dias mais tarde do que o habitual. Mas a coisa está fechada: de 15 a 17 de março, há Feira da Foda no campo de futebol da freguesia de Pias.
A organização é da responsabilidade da Confraria da Foda e da Junta de Freguesia de Pias. A Câmara Municipal de Monção apoia o evento, que conta também com o patrocínio de várias empresas da região. No programa consta degustação do Cordeiro à Moda de Monção, demonstração de tosquias, espaços para venda de vinhos, artesanato regional e máquinas agrícolas.
A animação popular também está contemplada, com a participação de ranchos folclóricos, grupos de bombos e concertinas. O momento mais solene é a entronização da Confraria da Foda, com a entrada de novos elementos. Quanto a espetáculos, estão já confirmadas as presenças de Zezé Fernandes (dia 15), Fernando Alvim (dia 16) e o Sons do Minho (dia 17). O grupo minhoto, aliás, apadrinha a Confraria da Foda.
De acordo com os organizadores, esta iniciativa “assume a promoção dos recursos endógenos e diferenciadores do concelho, como uma das estratégias do executivo monçanense. A sua finalidade assenta na manutenção da qualidade e na garantia da genuinidade do prato histórico e tradicional do concelho de Monção”.
Assim, da inspiração do prato surgiu a criação deste momento festivo anual, realizado sempre por alturas de março. Oficialmente, e até 2017, o evento era conhecido como a Feira da Rês. Até que a organização adotou a designação atribuída pela população local: Feira das Foda. A fama adensou-se, o interesse dos visitantes tem crescido e Pias agradece.
Jornalista