18.8 C
Porto
21.7 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ensino à Distância (EaD) em Sala de Aula Invertida (SaI)

As mais lidas

Amaro F Correia
Amaro F Correia
Docente na Atlântico Business School/Doutorado em Ciências da Informação/ Autor do livro " Governação e Smart Cities"

A amizade é o maior presente que a vida nos dá…fiz e faço amigos(as), sempre. Aos meus alunos que deram vida ao projeto, a terminar o 3º ano, da primeira Licenciatura em Portugal de EAD (SAI) à Atlântico Business Scholl, pela diferenciação, na pessoa do Diretor Joao Paulo Peixoto.

Sempre, assumi, em momentos de contacto com os alunos(as) que o conhecimento seria a chave que abre todas as portas do sucesso, no seculo XXI. Com base neste pressuposto assumimos na Atlântico Business Scholl (ABS) um Ensino à Distância, em Sala de Aula Invertida como ciclo de estudos (Licenciatura) adaptado à vida de todos(as) que ambicionavam acrescentar conhecimento e valor nas suas vidas profissionais e pessoais.

Parece estranho, mas entranhou-se, rapidamente, já que os pressupostos aprovados no Modelo Pedagógico foram exemplarmente cumpridos, desde do primeiro minuto em que foi implementado. Quando a pandemia (COVID-19) assolou as nossas vidas, de forma transversal, com um impacto brutal em quase todas as áreas económicas, acentuando até as desigualdades sociais, foi o sinal que sentimos para avançar, já que a vida, são momentos (acumulados) e ensina a nunca desistir de acreditar. Não, não se trata de ganhar ou perder, mas de procurar evoluir. É este o sentido que incutimos aos alunos(as) na ABS e esse era o ano, o momento de diferenciar, o momento de apostar em novas vertentes do Ensino, em Portugal, que pudessem ajudar a manter todos(as) ligados(as).

Confesso que, quando me propuseram o desafio, na única escola que o faz de forma exemplar, a Atlântico Business Scholl (ABS), não tinha presente a dimensão e a abordagem que poderia fazer, para que este fosse o primeiro curso do género em Portugal. Só pensava, que teria de ser diferente e ajustado aos Princípios, Valores e Missão do Ensino Superior em Portugal.

Juntamos o que de melhor podia conjugar os interesses da Instituição. Emocionalmente, senti que depois de juntar as peças, foi uma sensação espantosa de felicidade e de alegria. Sempre ouvi dizer que a alegria evita males e prolonga a vida e por isso, acreditei que nenhum órgão nacional de aprovação de Cursos Superiores, teria coragem de “chumbar” a proposta. Era uma proposta inabalável do ponto de vista pedagógico porque era um projeto que tinha e tem tudo, o que era necessário: ambição, coragem, propostas inovadoras, tecnologia, material pedagógico, docentes e o mais importante, alunos diferenciados.

O Dr. João Paulo Peixoto e o Dr. Oscar Ramada incumbiram-me, no mês de Outubro de 2020, de trabalhar, arduamente, um Modelo Pedagógico, inovador, diferenciador e apelativo a novos e interessantes públicos em variadas regiões do mundo. Assim foi e fechei o processo com o Dr. Oscar Ramada em finais de Outubro de 2020.

Naturalmente, o processo foi aprovado em Maio de 2021 e logo nesse ano, em “velocidade de cruzeiro” adaptou-se a Escola à 1ª Licenciatura On-Line, em Portugal, de Gestão de Negócios.

Aqui, demonstramos uma vez mais, a diferenciação com o trabalho, brutal, por parte de toda a equipa, envolvendo a Sónia Franco, a Dr. Ângela Ornelas, a Dr. Isabel Couto, sob a direção do Dr. João Paulo Peixoto. Foi absolutamente incrível aliar o tempo (ou a falta dele) a todo o processo, e aqui, uma palavra de gratidão porque foram momentos inesquecíveis, inexplicáveis e pessoas incomparáveis, porque conseguimos que este projeto ainda dure, com muita intensidade.

Mas o melhor ainda estava para vir: seriam as duas primeiras turmas (cerca de 50 alunos) com muita qualidade de comunicação, exigência, traquejo comercial/empresarial e conhecimentos acima da média (muito acima) que deu um cunho à Licenciatura, de maior qualidade, exigência e ambição. Não direi que correu tudo bem, mas correu tudo dentro dos parâmetros exigidos e acima de tudo, procuramos, em equipa, sempre, salvaguardar a marca ABS e os alunos(as) no seu percurso académico.

Estes foram três anos tremendos, de exigência e trabalho conjunto, dentro da Escola, apostamos na diferenciação (que não divulgo por questões de confidencialidade) mas, garantidamente, conseguimos perceber que esta aposta é exigente e consagra o Princípio na Constituição de Portugal sobre a Igualdade de acesso ao Ensino Superior.

Somos pioneiros, com 4 anos de experiência, nesta vertente e assumimos, que estaremos cá sempre que os alunos o quiserem. A ABS cumpre os sonhos de muitos(as) alunos(as) que só sonhavam. Hoje, passados 3 anos, estamos no fim do ciclo, já com outros a caminho, (dia 29 de Junho – Dia de S. Pedro da Afurada) dos primeiros licenciados em Gestão de Negócios em Portugal, no sistema Ensino à Distância – Sala de Aula Invertida e é, com redobrado prazer e como Coordenador dos alunos (as), durante estes 3 anos e Padrinho Académico de alguns(mas), que os(as) felicito todos(as), desejando que não fiquem por aqui.

Que mantenham a vontade de estarem atualizados e, acima de tudo, que incutam nas vossas famílias esses sonhos. Nunca desistam dos sonhos, apenas pelo tempo que demorarem a concretizar, porque este passará de qualquer forma, foi e será o meu conselho desde do primeiro contacto em sala de aula Ead (SAI). A amizade é a magia que nos une… e vai perdurar. Obrigado a todos(as). Agradeço cada gesto de carinho e gentileza que demonstraram.

As vossas ações fizeram de mim muito melhor e tornaram tudo mais especial e este texto é dedicado aos 50 alunos do Ead(SaI) da ABS.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img