A faturação da Constructel Visabeira aumentou 50%, para o valor recorde de 1.900 milhões de euros, em 2024 face a 2023, impulsionada pelo crescimento orgânico a dois dígitos e pelas aquisições realizadas, anunciou hoje a empresa.
“Este desempenho foi impulsionado pela forte performance orgânica em todas as geografias onde opera, bem como pela concretização de aquisições estratégicas, nomeadamente da Verità Telecommunications Corporation (junho de 2024) e da Sargent Electric Company (setembro de 2024)”, avança em comunicado a subsidiária do grupo Visabeira, que presta serviços de engenharia de redes nas áreas da energia e telecomunicações e é participada minoritariamente pela Goldman Sachs Alternatives.
Segundo destaca, estas operações “reforçaram de forma significativa a presença internacional da Constructel Visabeira, em especial nos Estados Unidos da América”, que passou a ser o maior mercado do grupo, representando cerca de 35% do volume de negócios, o equivalente a aproximadamente 650 milhões de euros.
O restante volume de negócios pró-forma (considerando a integração das empresas adquiridas no perímetro de consolidação da Constructel com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2024) teve origem na Europa, com a França, Bélgica, sul da Europa (Portugal, Itália e Espanha), Reino Unido e Irlanda a representarem cerca de 20% cada e a Alemanha, Dinamarca e Suécia a contribuírem com cerca de 10%.
A empresa destaca ainda o desempenho do setor da energia, que registou um crescimento superior a 100% face ao ano anterior e contribuiu com cerca de 850 milhões de euros, representando 45% do volume de negócios.
Já o setor das telecomunicações ultrapassou os 1.000 milhões de euros, registando um crescimento de 15%.
Em termos de rentabilidade, o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) recorrente pró-forma cresceu 30% face a 2023, ultrapassando os 180 milhões de euros.
Presente em 11 países, a Constructel Visabeira tem mais de 8.500 colaboradores.
OC/RPC/PD // CSJ/Lusa
