8 C
Porto
14 C
Lisboa
14.9 C
Faro
Sábado, Abril 19, 2025

E a Natureza zangou-se! – Por António Ferro

Mais artigos

Ao homem foi dado um lar. Seja por Deus, Maomé, Buda, não interessa porque entidade, ou para os não crentes, por nenhuma…

No início havia terra cultivável, águas puras e cristalinas, animais saudáveis, um verdadeiro oásis! Nunca acreditei naquela história da mulher ter sido concebida de uma costela do Adão…Se só havia um homem e uma mulher, forçosamente terá que ter havido incesto! Das duas uma, ou os filhos dormiram com a mãe, ou os irmãos dormiram entre eles…À frente! … Durante muitos séculos, o homem foi inócuo para a Natureza. Serviu-se dela com conta peso e medida.


O problema da poluição urbana ocorre desde o século XIX, na Inglaterra, no início da revolução industrial, hoje, depois do mundo ter passado por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, encontra-se com uma população de mais ou menos seis bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição.


O que mais polui o nosso planeta?

Os principais poluentes da água incluem: bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas.

Poluição é um termo com diferentes definições na literatura, entretanto, de uma maneira geral, podemos considerar como poluição a modificação prejudicial do meio ambiente, modificação essa que afeta diferentes formas de vida, principalmente os seres humanos. A poluição está relacionada, a maior parte das vezes, com a ação humana e suas atividades, entretanto, eventos naturais, como o vulcanismo, podem também provocá-la. Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual. A poluição pode ser bastante nociva para os seres vivos, incluindo o ser humano, que pode desenvolver problemas de saúde em consequência da degradação ambiental.”

Até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.


Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.

O plástico é uma das sete áreas consideradas cruciais pela Comissão Europeia para alcançar uma economia circular na UE até 2050.

Maior Tsunami de sempre

O mega tsunami da Baía Lituya foi um evento catastrófico ocorrido em 9 de julho de 1958, depois de um terremoto de magnitude de 7,8 e intensidade máxima na escala de Mercalli atingir a Baía de Lituya, no Alasca, Estados Unidos. O evento aconteceu na falha geológica Fairweather e provocou um deslizamento de terra que movimentou 30 milhões de metros cúbicos de rocha e gelo para a entrada estreita da baía. O deslocamento repentino de água resultou em um tsunami que destruiu a vegetação até 516 metros acima da altura da baía e produziu uma onda que viajou através da baía com uma crista relatada por testemunhas que chegava aos trinta metros de altura.

O maior terramoto de sempre

O mais violento de que se tem registo aconteceu no Chile, em 1960, com 9,5 de magnitude, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do terremoto foi localizado em Valdivia, no sul do país, e deixou 2 mil mortos e 2 milhões de feridos.

No 1º de novembro de 1755, a cidade de Lisboa, foi atingida por um terremoto de grandes dimensões. A destruição da cidade foi quase que completa e a reconstrução estendeu-se por séculos. O projeto de reconstrução foi encabeçado por Sebastião José de Carvalho e Melo, futuramente conhecido como Marquês de Pombal.


O maior vulcão de sempre


O vulcão Monte Tambora, há 208 anos, em 10 de abril de 1815, na ilha de Sumbawa, na Indonésia, foi surpreendida pela erupção vulcânica mais devastadora de sua época e hoje representa um exemplo das catástrofes climáticas às quais os seres humanos estão expostos na Terra.

Com vinte e sete quilómetros de altura, o Monte Olimpo é o vulcão mais alto do Sistema Solar, e se estende por 600 quilómetros. Localizado em Marte, o vulcão teve a sua imagem mais recente capturada no dia 11 de março pela sonda Odissey, da Nasa — a missão mais antiga a orbitar o planeta vermelho, onde está desde 2001

O maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa, no Havai, localizado dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, cobre metade da ilha. O vulcão se eleva a 4.169 m acima do nível do mar e abrange uma área de mais de 5.179 quilómetros quadrados. De acordo com o USGS, o Mauna Loa entrou em erupção trinta e três vezes desde 1843. A última erupção, em 1984, enviou fluxos de lava a 8 km de Hilo, a cidade mais populosa da ilha.

Esta noite, não consegui dormir… Vivo na Afurada, em Gaia (terra de pescadores), na antiga esquadra da polícia, Bairro dos Pescadores. Tem uma paisagem linda e quando
os turistas passam perto da minha porta, não resistem em registar o estuário, onde o rio encontra o mar, com características únicas ao nível da salinidade da água, dependentes da maré e uma fonte de alimento e refugio para várias espécies.

Agora, quando a tempestade nos bate à porta, aí cuidado!…E foi o que nos aconteceu, neste segundo dia de primavera! O vento assobiou de uma forma terrível, um vento fortíssimo a empurrar a chuva e eu a pensar com os meus botões, quando a natureza se zanga, acordam os tornados, os vulcões, os tsunamis os terramotos e nós não temos onde nos esconder…

O homem precisa de parar de uma vez por todas de ameaçar e destruir a natureza, porque basta uma ligeira constipação do planeta que nós não sabemos onde nos refugiar…Por falar em refugiar, será que o sr. presidente da Câmara Municipal do Porto, previu alguma ação para abrigar os moradores de rua, “sem teto”? Neste momento, o Jorge Santos, diretor deste jornal, já está a colocar as mãos na cabeça: – Uma vez mais, o Ferro a atacar o presidente da câmara do Porto…

Mas eu explico. Durante dezasseis anos fui gerente do clube de música ao vivo, B Flat Jazz Club em Matosinhos. O Dr. Rui Moreira era meu cliente e por vezes conversávamos, em alguns assuntos relacionados com a cultura. A pessoa que eu conheci na altura, não a revejo, agora, como presidente da autarquia, razão pela qual terei que mostrar o meu desabrimento e enfado…


PS: A ilha de lixo que flutua no Pacífico triplica o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo com 1,8 triliões de pedaços de plástico flutuantes que matam, anualmente, milhares de animais marinhos entre a Califórnia e o Havaí.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img