6.6 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Clube Desportivo do Montijo é mote de exposição no Museu Municipal

A exposição "O Desportivo - Um Clube no Coração" no Museu Municipal Casa Mora foi inaugurada a 13 de abril, uma mostra organizada pela Câmara Municipal de Montijo e pelo Ateneu Popular de Montijo, contando com a colaboração de antigos atletas, dirigentes e sócios do Clube.

As mais lidas

Carlos Traquina, presidente da direção do Ateneu Popular de Montijo referiu que a exposição relata “a história de um clube que honra a nossa terra, acarinhado pelos montijenses e que nunca será esquecido”.

Não foi uma exposição fácil de realizar” confessou Carlos Traquina, referindo-se à pesquisa exaustiva que foi necessária e à dificuldade de reunir os troféus “Conseguimos expor cerca de 100 troféus (dos 275 reunidos) de quase todas as modalidades – futebol, basquetebol, atletismo, marcha, andebol, ginástica, ping-pong – e muitas fotografias, galhardetes e o estandarte do clube que está em muito boas condições” referiu Carlos Traquinas.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta referiu: “Temos aqui um trabalho que resulta de um desafio lançado pelo Ateneu Popular do Montijo, que a Câmara aceitou e foi desenvolvido por Eduardo Martins (Coordenador do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas) e por uma série de pessoas, antigos dirigentes e jogadores que colaboraram na feitura da exposição”.

DSC 0194 Large
Direitos Reservados

É uma exposição que cria um espírito de saudade pelo clube, de orgulho, por todas as glórias que o clube desportivo do montijo alcançou, em quase 60 anos de história, mas esta mostra também é uma homenagem a todas as pessoas que a este Clube pertenceram”, afirmou Nuno Canta.

Nascido da fusão de três clubes, o Clube Desportivo de Montijo surge num tempo de progresso económico e social da então Vila do Montijo. A sua formação foi um processo difícil que os montijenses souberam ultrapassar, criando um emblema que se tornou a maior referência desportiva do Montijo.

DSC 0234 Large
Direitos Reservados

Nos cerca de 60 anos da sua existência “o Desportivo” influenciou muitas gerações, despertando paixões e contribuindo para a formação de muitos e muitas atletas que vestiram de amarelo e verde.

Esta exposição procura dar testemunho dessa grandeza, que não é apenas uma memória, pois ela encontra-se gravada profundamente no coração de muitos montijenses.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img