O Carnaval da Mealhada foi o responsável pelo maior crescimento de negócios em Portugal durante a quadra festiva de 2025. Entre os dias 1 e 4 de março, o relatório da Reduniq revelou que a Mealhada registou um aumento de 67,7% na sua faturação, destacando-se entre os dez concelhos mais carnavalescos do país. O crescimento da Mealhada foi o mais expressivo, superando outras localidades como Macedo de Cavaleiros (+66,5%).
Durante este período, o gasto médio por cartão também teve uma grande evolução, registando-se um aumento de 26,7% em comparação com 2024, com um valor médio de 41,24€. Além disso, o valor médio por compra aumentou 30,5%, atingindo os 31,78€. A Mealhada destacou-se ainda com um pico de crescimento de 91,7% na sua faturação no sábado de Carnaval, comparando com o ano anterior.
Entre os dez concelhos analisados pela Reduniq Insights, que incluem Alcobaça, Estarreja, Funchal, Loulé, Ovar, Sesimbra, Sines e Torres Vedras, os maiores picos de faturação ocorreram na Mealhada, sendo um dos principais responsáveis para o aumento da faturação no período.
Além disso, a estratégia turística Mondego-Bussaco, que integra os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, também registou números positivos, com um aumento de 29% nas dormidas e de 11% nos gastos em restauração, no período entre agosto e dezembro de 2024, comparado com o ano anterior.
OC©
Foto | CM da Mealhada