A Câmara Municipal do Montijo aprovou, na passada quarta-feira, 5 de março, um protocolo de colaboração com a Administração do Porto de Lisboa (APL) para assumir a gestão do Cais dos Vapores. O acordo permite à autarquia utilizar o espaço para diversas atividades, em contrapartida da realização de obras de requalificação.
A presidente da câmara, Maria Clara Silva, destacou a importância desta decisão para a cidade. “A possibilidade de a Câmara Municipal do Montijo assumir a gestão do edifício do antigo terminal fluvial do Cais dos Vapores é uma boa oportunidade para dinamizar a nossa zona ribeirinha”, afirmou.
O espaço, que pertence à APL, poderá agora ser utilizado para atividades náuticas, restauração e lazer, integrando-se no movimento associativo local. Embora a legislação permita ao município adquirir a propriedade do edifício, o processo seria “lento e burocrático”, segundo a autarca. Optou-se, por isso, por uma solução mais rápida através deste protocolo.
Nos termos do acordo, a câmara tem seis meses para apresentar um plano de investimentos e respetivo mapa de amortizações, garantindo a gestão do espaço. Maria Clara Silva reforçou a necessidade de celebrar o protocolo de imediato, pois isso permitirá à autarquia fundamentar legalmente os investimentos necessários.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
OC©
Foto | CM Montijo