A proposta da distinção destaca que Luís Castro “construiu e reforçou uma relação próxima com o nosso Município, demonstrando dedicação exemplar, disponibilidade e compromisso com causas e valores que fortalecem, não só o desporto, mas todo o movimento social”.
A ligação do treinador ao concelho remonta a 2000, quando assumiu o comando técnico do Grupo Desportivo da Mealhada. Nos anos seguintes, utilizou o Centro de Estágios do Luso para preparar as equipas do Futebol Clube de Penafiel (2004/2005 e 2005/2006) e do Futebol Clube do Porto B (2014/2015).
Para além da vertente desportiva, Luís Castro tem estado envolvido em iniciativas sociais e ambientais no município. Em 2019, participou na plantação de uma árvore na Mata Nacional do Bussaco e, em 2021, apadrinhou o Projeto Atitude Agora, que promove a atividade física como resposta social para crianças e jovens.
“Por todas estas e por outras demonstrações de dedicação e carinho para com o nosso território, o Município da Mealhada decidiu atribuir a Luís Castro esta distinção, reconhecendo publicamente a sua atitude proativa, que se reflete na valorização do nosso concelho e na nossa comunidade”, afirmou o presidente da Câmara.
No mesmo dia da homenagem, Luís Castro participará no colóquio “Um Café Com…”, onde estará acompanhado pelo seu adjunto Vítor Severino. O evento, que terá lugar às 21h no Grande Hotel do Luso, será moderado pelo jornalista João Ricardo Pateiro e abordará o percurso dos treinadores, que já passaram por clubes como FC Porto, Vitória SC, Shakhtar Donetsk, Botafogo e Al Nassr.