VILA NOVA DE CERVEIRA – Câmara conserva património e obras de arte em espaço público
A muralha do Castelo D. Dinis e a escultura Cervo, do mestre José Rodrigues, são dois exemplos do património e obras de arte de Vila Nova de Cerveira a serem alvo de trabalhos de conservação, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, explicou que a operação de beneficiação/reabilitação de dois imóveis classificados como interesse público e de algumas das esculturas que se encontram em espaço público resultou de um levantamento técnico do estado de conservação e restauro de alguns edifícios públicos e dos conjuntos escultóricos de arte pública.
“Os trabalhos incidem na muralha do Castelo D. Dinis e em seis esculturas, com destaque para uma melhoria geral do Cervo, do mestre José Rodrigues, na véspera do seu quadragésimo aniversário, para além do Fortim da Atalaia, no qual uma peritagem técnica recomendou o abate da árvore existente no seu interior, devido ao risco de derrocada da estrutura, estando o monumento em fase de projeto de reabilitação”, refere a nota.
As três esculturas de Zadok Ben-David, a escultura Catedral, de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral, e o busto de Manuel José Lebrão são outras das obras a ser alvo de beneficiação.
PAÇOS DE FERREIRA – Detidos dois suspeitos de tráfico de droga e posse de arma proibida
A GNR deteve no sábado, em Paços de Ferreira, no distrito do Porto, dois homens por alegado tráfico de droga e posse de arma proibida, informou hoje a autoridade policial.
Os dois suspeitos, de 20 e 21 anos, demonstraram algum nervosismo perante a presença dos militares, no âmbito de uma ação de policiamento de proximidade, de acordo com um comunicado da GNR.
Os militares realizaram duas revistas de segurança, das quais resultou a apreensão de 280 doses de MDMA, 58 doses de haxixe, 13 doses de canábis, uma arma branca, três telemóveis e 280 euros em dinheiro.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Paços de Ferreira.
PAREDES DE COURA – Trabalhos de pavimentação na ER301 condicionam trânsito
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai pavimentar a ER301, na União de Freguesias de Paredes de Coura e Resende, concelho de Paredes de Coura, trabalhos “pontuais” que vão causar condicionamentos no trânsito, a partir de quarta-feira e até dia 27.
Em comunicado hoje enviado às redações, a IP, explicou que para proceder à intervenção naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, “será necessário recorrer à implementação circulação alternada do tráfego, regulada por sinalização luminosa”.
“Os trabalhos e respetivo condicionamento estarão devidamente sinalizados no local e serão executados em período diurno, entre as entre as 08:00 e as 18:00.
“Agradecemos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança dos utilizadores da infraestrutura”, refere a nota.