PONTE DA BARCA – Ecolugar no Campo da Feira
A Câmara de Ponte da Barca colocou no campo da feira o primeiro ecolugar do concelho, tendo em vista o aumento das taxas de reciclagem
Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo observa que este é o primeiro de quatro equipamentos a instalar no concelho, com o objetivo de “reduzir ao máximo a quantidade de resíduos que vão para aterro, estimular a economia circular com ganhos ambientais e prolongar a vida útil dos aterros”.
De acordo com a Câmara, “o Ecolugar é um ponto intermédio de recolha, entre o Ecoponto e o Ecocentro, destinado a recolher volumes maiores de resíduos destinados a valorização por reciclagem, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois de três metros cúbicos para o vidro e dois de cinco metros cúbicos para embalagens”.
“Além das mais-valias para o ambiente, este projeto tem ainda uma vantagem ao nível financeiro, já que fica estabelecido que as autarquias com Ecolugares instalados vão receber, por cada tonelada recolhida: 30 euros para os resíduos de embalagem de vidro; 70 euros para os resíduos de embalagem de papel/cartão; e 150 euros para os resíduos de embalagens de plástico e metal”, acrescenta.
PORTO – PSP detém dois suspeitos de furto no interior de escritório
Dois homens, com 29 e 32 anos, foram detidos na madrugada de domingo, na Rua Guerra Junqueiro, no Porto, suspeitos do crime de furto no interior de um escritório na mesma artéria, anunciou a PSP.
Em comunicado de imprensa, a PSP refere que as detenções ocorreram na sequência de “uma informação dando conta de estar a ocorrer um furto no interior de um escritório”.
No decurso das diligências policiais desenvolvidas, os dois homens foram intercetados, encontrando-se na posse de um “computador portátil e de cinco garrafas de vinho”, acrescenta a PSP, indicando ainda que os detidos foram presentes às autoridades para aplicação das medidas de coação.
GONDOMAR – Policia apreende haxixe e levanta dois autos em operação de prevenção criminal.
A PSP anunciou que realizou entre sexta-feira e sábado uma operação de combate á criminalidade e fiscalização em estabelecimentos de restauração e bebidas em Gondomar, no distrito do Porto, tendo apreendido haxixe e levantado dois autos.
A PSP diz que apreendeu haxixe suficiente para 94 doses individuais, bem como uma balança de precisão.
MACEDO DE CAVALEIROS – Começou 1.º Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves
O primeiro Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves já está a decorrer no Centro de Competências Aeronáuticas do heliporto municipal de Macedo de Cavaleiros, informou aquele município do distrito de Bragança.
A formação é promovida pela autarquia e ministrada pelo Centro de Formação Aeronáutica.
O curso tem inscritos cerca de uma dezena de alunos, de vários pontos do país, sendo objetivo futuro a criação de um Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil na região.
Num comunicado enviado às redações, o autarca local, Benjamim Rodrigues, considerou este curso um “passo importante rumo ao objetivo delineado e que passa pela criação de um ‘cluster’ aeronáutico no concelho, (…) como uma referência para toda a região do Nordeste Transmontano, para Portugal, bem como, em Espanha, para a Galiza e Castela e Leão”.
MONÇÃO – Detido por roubo com arma branca
Um homem de 46 anos foi detido por suspeita de um crime de roubo no concelho de Monção, revelouo Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.
Em comunicado, a GNR esclarece que a detenção foi feita após dar cumprimento a três mandados de busca, uma domiciliária e duas em veículos, das quais resultaram a apreensão de “uma besta, uma reprodução de arma de fogo e uma navalha”.
A operação foi levada a cabo “no âmbito de uma investigação por roubos com recurso a utilização de armas brancas”.
