O sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões realiza-se esta segunda-feira, às 11:00 (hora de Lisboa), em Nyon, na Suíça, e o Benfica conhecerá o adversário na penúltima etapa antes da nova fase de liga da principal competição europeia de clubes.
Entre os possíveis adversários estão os turcos do Fenerbahçe, agora orientados por José Mourinho, e os franceses do Nice, bem como os vencedores das eliminatórias Salzburgo (Áustria) vs Brann (Noruega) e Viktoria Plzen (Chéquia) vs Servette (Suíça).
O Benfica parte como cabeça de série, fruto do melhor coeficiente UEFA entre os clubes presentes, ao lado de Club Brugge, Feyenoord e do vencedor do confronto entre Rangers e Panathinaikos, este último treinado por Rui Vitória, também antigo técnico das ‘águias’.
As partidas da terceira pré-eliminatória estão agendadas para 05 ou 06 e 12 de agosto. Este compromisso europeu surge após a Supertaça Cândido de Oliveira, que opõe o Benfica ao Sporting, bicampeão nacional, a 31 de julho no Algarve.
Entre os dois jogos da Champions, a equipa de Bruno Lage estreia-se na I Liga 2025/26 com a receção ao Rio Ave, no fim de semana de 09 e 10 de agosto, no Estádio da Luz.
A UEFA realiza ainda hoje os sorteios das terceiras rondas preliminares da Liga Europa e da Liga Conferência, onde podem entrar Sporting de Braga e Santa Clara, caso avancem da segunda pré-eliminatória.
Na próxima quinta-feira, o Braga visita os búlgaros do Levski Sofia, enquanto o Santa Clara desloca-se à Croácia para defrontar o Varazdin. Os jogos da segunda mão estão marcados para 31 de julho.
Ambas as equipas são cabeças de série. O Braga poderá defrontar Lugano ou Cluj, Celje ou AEK Larnaca, Wolfsberger, Fredrikstad, ou ainda equipas oriundas da Liga dos Campeões. O Santa Clara tem uma lista mais extensa, com 50 potenciais adversários, entre os quais Anderlecht, Aris Salónica, Rosenborg, Raków, Brondby, Áustria Viena, Lausana ou os escoceses Dundee United e Hibernian.
Portugal conta com cinco equipas nas competições europeias pelo terceiro ano consecutivo, graças ao sétimo lugar no ranking da UEFA. O Sporting tem entrada direta na fase de liga da Liga dos Campeões, enquanto o FC Porto inicia na fase de liga da Liga Europa.
OC/RPC/Lusa
