16 C
Porto
19.7 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Sábado, Julho 12, 2025

Alunos de Albufeira exploram geodiversidade e cultura local

Mais de 900 estudantes do concelho de Albufeira participaram em dezenas de atividades ao ar livre, integradas na 1.ª edição do GeoBlitz, para conhecer o território candidato a Geoparque Mundial da UNESCO.

Mais artigos

Mais de 900 alunos das escolas do concelho de Albufeira participaram na 1.ª edição do GeoBlitz, uma iniciativa educativa dedicada ao património geológico, natural e cultural do território Algarvensis, candidato a Geoparque Mundial da UNESCO.

Durante três dias, foram realizadas 15 atividades, que envolveram mais de 35 turmas desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário. O programa incluiu oficinas pedagógicas e científicas, visitas temáticas e saídas de campo a nove sítios de interesse geológico, biológico e cultural.

1.ª edição do GeoBlitz. em ALBUFEIRA - Foto de Rui Gregório.
Mais de 35 turmas desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário estiveram envolvidas no programa. Foto de RUI GREGÓRIO/CMA

“Continuar a apostar no enriquecimento do percurso curricular dos nossos alunos, com atividades que permitam contactar diretamente com o território”, foi o destaque do presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, que valorizou a ligação entre a escola e o património local. O autarca sublinhou ainda “o papel central que o Município tem atribuído à educação ao longo das últimas duas décadas”.

“A 1.ª edição do GeoBlitz foi uma aposta bem conseguida”, afirmou Cláudia Guedelha, vereadora com o pelouro da Educação. Para a responsável, “promover o contacto direto com o património natural e cultural da região deve ser visto como parte central do percurso educativo dos nossos alunos”.

As atividades decorreram em locais como o Castelo de Paderne, a Praia da Falésia, a Ribeira de Quarteira, o Planalto do Escarpão, o Arquivo Municipal e as Hortas Comunitárias da Quinta do Alpouvar.

Professores dos agrupamentos escolares também participaram numa visita de barco, desde a Marina de Albufeira até à Rocha Baixinha, onde observaram a Livraria dos Arrifes, acompanhados por uma explicação geológica do Prof. Paulo Fernandes, Coordenador Científico do Geoparque Algarvensis.

1.ª edição do GeoBlitz. em ALBUFEIRA - Foto de Rui Gregório
Prof. Paulo Fernandes, Coordenador Científico do Geoparque Algarvensis acompanhou os professores dos agrupamentos escolares numa observação à Livraria dos Arrifes. Fotos de RUI GREGÓRIO/CMA

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Albufeira, com o apoio do Geoparque Algarvensis e a colaboração de vários serviços municipais.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img