A cerimónia simbólica de hastear da Bandeira Azul da Europa teve lugar esta segunda-feira na Praia dos Pescadores, marcando o arranque oficial da época balnear em Albufeira. O concelho volta a liderar no Algarve em número de praias distinguidas: são 25 no total, além da Marina de Albufeira.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, destacou o reconhecimento internacional, afirmando: “a manutenção da nossa marca como destino de sol e praia. Esta é uma cerimónia singela, meramente simbólica, mas que evidencia o fruto de todo o trabalho levado a cabo ao longo de todo o ano”.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades públicas responsáveis pela segurança e proteção do litoral, incluindo a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), Proteção Civil, GNR, Bombeiros Voluntários, entre outros.
O diretor da APA, Pedro Coelho, assinalou a notoriedade da Praia da Falésia, afirmando: “maiores desafios no sentido de manter este patamar de excelência”. Sublinhou ainda a necessidade de vigilância constante da qualidade das águas e sensibilização ambiental, destacando: “continuar a monitorização, no sentido de mitigar o risco que possam oferecer”. Referiu igualmente estar em curso a preparação de uma candidatura para estabilização das arribas das praias de Albufeira com recurso a fundos europeus.
No encerramento da cerimónia, o vice-presidente e responsável pelo Pelouro do Mar, Cristiano Cabrita, recordou a longevidade do galardão no concelho: “Albufeira ostenta a Bandeira Azul há mais de um quarto de século, apoiando o país a ocupar um lugar cimeiro no âmbito dos cerca de 60 países que envolvem o programa da Bandeira Azul. Trata-se, pois, de uma grande riqueza ambiental e económica para a qual estamos profundamente atentos”.
Além da Praia dos Pescadores, o galardão será hasteado nas praias Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia (Açoteias e Alfamar), Galé (Leste e Oeste), INATEL, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura (e Oura-Leste), Peneco, Rocha Baixinha (Nascente e Poente), São Rafael, Salgados e Santa Eulália.
OC/RPC
