12.4 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.8 C
Faro
Domingo, Julho 14, 2024

A insuficiente rede de transportes públicos em Gulpilhares e Valadares – Por Sónia Soares

As mais lidas

Sónia Soares
Sónia Soares
Mestre em Relações Internacionais

Há muito tempo que os residentes da Freguesia de Gulpilhares e Valadares, em Vila Nova de Gaia,  têm expressado a sua insatisfação com a inadequada rede de transportes públicos, especialmente no que diz respeito às limitações no serviço de autocarros.

É evidente que a insuficiência de opções de transporte (falta de diversidade de empresas de autocarros), horários com falhas significativas e a limitada cobertura geográfica, que atende apenas áreas restritas das freguesias e carece de conexões adequadas com a freguesias vizinha, são questões prementes que exigem uma ação imediata.

Uma questão que merece destaque é a falta de acessibilidade a horários de autocarros abrangentes. A limitada oferta de horários não só à noite e fins de semana como também de manhã cria dificuldades para os residentes. É frequente, durante a manhã, os autocarros virem cheios, não parando nas paragens e causando atrasos significativos para aqueles que dependem desse meio de transporte.

Em contraste com a frequência de autocarros no centro de Gaia, onde, por exemplo, a STCP proporciona passagens a cada 10 a 15 minutos, já na nossa freguesia, os autocarros passam de meia em meia hora ou mais, chegando a existir períodos em que não há autocarros disponíveis.

Essa discrepância impacta significativamente a mobilidade e a qualidade de vida dos residentes, limitando as suas opções de deslocação. Adicionalmente, a inexistência de rotas diretas entre Gulpilhares e Valadares, mesmo sendo uma união de freguesias, é uma falha que deve ser corrigida. Para superar estes desafios, é imperativo que se criem parcerias estratégicas com outras empresas de autocarros em Vila Nova de Gaia.

Ao estabelecer acordos com essas empresas, será possível expandir a rede de transporte, criando novas rotas que atendam áreas atualmente negligenciadas da freguesia e proporcionando, desta forma, mais horários para abranger as necessidades da população.

Além disso, investir na contratação de mais funcionários, mediante condições de trabalho melhoradas, é crucial para garantir a operacionalização eficiente dessas novas rotas e a melhoria dos horários de serviço. Estas ações são essenciais para melhorar a satisfação em relação às deficiências na oferta, frequência e cobertura dos autocarros na União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares.

É fundamental persistir na exigência e pressão ao setor de autocarros para que empreenda esforços na oferta das condições necessárias aos residentes, visando aprimorar diversos aspetos da qualidade de vida dos mesmos.


- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img