O movimento associativo de Vila Nova de Gaia acaba de dar mais um exemplo da sua vitalidade ao anunciar a realização do XII Festival de Teatro Amador – Festeatro2025, que inicia já na próxima sexta-feira, precisamente na noite do Dia dos Namorados.
Dez coletividades vão subir ao palco do Auditório Municipal de Gaia, entre os dias 14 de fevereiro e 14 de março, onde apresentarão doze peças teatrais, anunciou Paulo Rodrigues, presidente da direção da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia (FCVNG), a organizadora deste evento que integra a agenda cultural do Município.
“A Festa do Teatro está de regresso”, realçou Paulo Rodrigues, em conferência de Imprensa, destacando a vontade e a importância de “manter vivo o teatro” enquanto componente cultural de enorme impacto na comunidade e tão aplaudida pelo público.
Para além das peças e das coletividades divulgadas no cartaz promocional (que aqui publicamos), a presente edição do Festeatro reforça a participação do teatro infantojuvenil e integra uma peça dedicada ao público mais jovem.
“As coletividades não deixam morrer o teatro”, realçou Eduardo Moura, encenador e vice-presidente da Federação das Coletividades, aludindo à crescente adesão de público ao festival de teatro amador, um evento de acesso gratuito, chegando mesmo a esgotar grandes salas como o auditório municipal.
Paula Carvalhal, vereadora da Cultura da Câmara de Gaia, corroborou do otimismo dos dirigentes da FCVNG e considerou que “é muito bom o trabalho das coletividades” que participam neste festival de teatro amador.
A vereadora destacou o apoio da autarquia a este evento cultural e acrescentou que “o teatro tem púbico fidelizado” em Gaia, designadamente o Festeatro que, nesta sua 12ª edição, vai certamente ser “um festival excelente”.
O Festival de Teatro Amador encerra a 14 de março, dia em que será homenageada a personalidade associativa 2025.
Maria Paulo
Jornalista free-lancer