10.8 C
Porto
12.8 C
Lisboa
12.9 C
Faro
Terça-feira, Novembro 18, 2025

Lisboa Mistura 2025 – 19ª edição muda-se para dezembro

São seis atuações, dois workshops e um almoço comunitário que celebram a memória sonora enquanto prática cultural contemporânea. Dias 4, 5 e 6 de Dezembro em três espaços diferentes: B.Leza Clube, Centro Comunitário do Bairro da Flamenga e Mouraria. Bilhetes já disponíveis

Mais artigos

À 19ª edição, o Lisboa Mistura muda-se para Dezembro, e acontece nos dias 4,5 e 6 em três espaços da cidade: B.Leza Clube, Centro Comunitário do Bairro da Flamenga e Mouraria.

A Associação Sons da Lusofonia volta a produzir este evento multidisciplinar que promove a cidade como lugar de inclusão, através de encontros e apresentações artísticas, que cruzam novas linguagens e tendências criativas. São seis atuações, dois workshops e um almoço comunitário que celebram a memória sonora enquanto prática cultural contemporânea.

O palco do B.Leza Clube recebe duas noites de atuações a 04 e 05 de Dezembro. A primeira noite começa com Galandum Galundaina, um projecto de referência na música de raiz tradicional portuguesa que parte do vasto património musical mirandês e termina com um DJ set de Palestinian Sound Archive, plataforma dedicada a preservar a história dos sons dos países de língua árabe.

Galandum Galundaina. Créditos: Jorge Almeida
P alestinian Sound Archive. Créditos: D.R.

A segunda noite no B.Leza começa com a atuação da OPA – Oficina Portátil de Artes, projeto artístico anual promovido pela Associação Sons da Lusofonia, que, desde 2006, se foca no hip-hop e na produção musical. A segunda atuação da noite cabe a Dobet Gnahoré unplugged, super-estrela costa-marfinense e vencedora de um Grammy de melhor apresentação de música urbana/alternativa. Dobet apresentará uma poderosa viagem musical pelo seu mais recente álbum, Zouzou, lançado em 2024. O último concerto da noite cabe a prétu (a.k.a. Chulage). O velocímetro deste Objeto Sónico Não Identificado marca BPMs variados, onde os samples são a ignição. A noite termina ao som dos discos de Mãe Dela, alter-ego de Carla Menitra que se tem vindo a afirmar ao longo dos tempos como uma presença incontornável na cena musical. Foi uma das primeiras mulheres a assumir a cabine de DJ na Lisboa underground dos anos 90.

No terceiro e último dia de Lisboa Mistura, dia 6 de Dezembro, há dois Workshops: Inside the Palestinian Sound Archive com Palestinian Sound Archive, na Cozinha Popular da Mouraria, e um Workshop de Voz, Dança e Percussão com Dobet Gnahoré no Centro Comunitário do Bairro da Flamenga.

OPA. Créditos: Casa Capitão/FábioGonçalves
Mãe Dela. Créditos: Marta Pina

Os bilhetes diários para dia 4 e dia 5 de Dezembro já estão à venda na bilheteira da Ticket Line. As propostas para o dia 6 de Dezembro são de acesso gratuito, limitado à capacidade dos espaços, através de inscrição em formulário a disponibilizar nas plataformas de comunicação da Sons da Lusofonia.

Prétu. Créditos: Nuno Conceição

OC/MP

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img