10.1 C
Porto
18.8 C
Lisboa
18.9 C
Faro
Sexta-feira, Setembro 26, 2025

ISQ assinala 60 anos com exposição de esculturas de Moisés Preto Paulo

O ISQ está a celebrar seis décadas de atividade com a inauguração de uma mostra integrada no projeto ART@WORK, que leva arte e cultura para o espaço corporativo da instituição.

Mais artigos

O ISQ inaugura a 23 de setembro de 2025, às 17h, uma exposição de 21 esculturas de Moisés Preto Paulo, patentes no edifício Siza Vieira e nos jardins da sede, em Oeiras, até ao final do ano.

A iniciativa integra o projeto ART@WORK, iniciado em 2019, que transforma a sede do ISQ num espaço onde a arte se cruza com o quotidiano de colaboradores e clientes.

A mostra inclui figuras representativas da memória portuguesa, ligadas ao campo político, religioso e cultural, bem como representações de ofícios típicos do país.

Contemplar Arte é como olhar para uma janela e ver o Futuro. E por isso esta celebração e esta exposição vão-nos ajudar a projetar o futuro da nossa organização”, afirma Pedro Matias, presidente do ISQ. Para o responsável, integrar elementos artísticos no dia a dia das empresas cria “um ambiente propício ao pensamento criativo e à geração de ideias”.

O escultor Moisés Preto Paulo sublinha a relação com a pedra: “Muitas vezes aproveito os seus defeitos, as fissuras… para projetar toda a intervenção. Mesmo quando outros materiais são aplicados, tal como o aço, é no sentido de realçar as formas e as vibrações”.

Além da exposição do escultor, nos corredores do ISQ podem ser vistos trabalhos de Siza Vieira, Charles do Rosário, Calnegre, SOS Stencil, Rico Sequeira e Alexandre Albuquerque. Está ainda patente a mostra de banda desenhada “Apreto e Branco”, composta por 200 desenhos originais de autores internacionais da área.

Moisés Preto Paulo nasceu em 1963, em Almada. Formou-se em escultura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e é sócio fundador do Centro Internacional de Escultura, em Odrinhas, Sintra. O seu trabalho destaca-se pela inversão da escultura tradicional em pedra, explorando a leveza através de combinações com aço e dando nomes às suas obras que sugerem múltiplas leituras.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img