10.8 C
Porto
14.4 C
Lisboa
15.9 C
Faro
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

700º aniversário da morte de D. Dinis comemorado em Santarém

"D. Dinis foi, de facto, um rei importante, com um reinado de praticamente 46 anos, que se distinguiu em diversas matérias"

As mais lidas

Maria Paulo
Maria Paulo
Jornalista free-lancer

Para assinalar o 700° aniversário da Morte de D. Dinis, em Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), a Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) e a União de Freguesias da Cidade de Santarém (UFCS), organizaram uma conferência, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém (CMS), na Igreja da Misericórdia de Santarém.

Na sua intervenção, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, começou por saudar os presentes e congratular a Santa Casa da Misericórdia de Santarém pela realização do evento, referindo que “estamos hoje a assinalar 700 anos da morte de um rei muito importante para a nossa história coletiva. É muito importante pensarmos o futuro, sem nunca esquecer o passado que honra a nossa memória. D. Dinis foi, de facto, um rei importante, com um reinado de praticamente 46 anos, que se distinguiu em diversas matérias“, referiu.

O presidente da CMS lembrou que “há mais de 700 anos tivemos um rei que colocou na ordem do dia, um tema tão importante como a Universidade. A educação, que é, sem dúvida alguma, o pilar fundamental que sustenta o desenvolvimento social de uma comunidade, de um povo e de um território. É isso que fazemos muito bem na UTIS. Neste processo que é brilhante e tem de ser contínuo, que é o processo de aprendizagem. Foi isso que também o rei D. Dinis, tão bem nos deixou ao longo daquilo que foi o seu reinado, pela capacidade que teve em Lisboa e em Coimbra, sobretudo, de deixar este marco importante da nossa Universidade”, acrescentou.
Conferencia 700 aniversario morte D Dinis Igreja da Misericordia 254 min
João Teixeira Leite enalteceu o papel que D. Dinis teve na Agricultura, e por isso considera que tal como o Rei, “estamos neste território que defende a importância da agricultura, o Ribatejo“. Ainda no que respeita ao legado de D. Dinis, o Presidente da CMS referiu que “a nossa comunidade deve ser a primeira a dar exemplo na defesa da importância da nossa história. Confesso que tenho orgulho de estar como Presidente da CMS e de sentir que as pessoas hoje em Santarém amam o seu território, têm uma paixão por Santarém. Hoje temos as nossas igrejas abertas, entre outros monumentos que vivemos ao longo do ano, valorizando a nossa história, o nosso património” sublinhou.

Para terminar, João Teixeira Leite destacou Santarém como “um concelho com um território que tem uma história valiosa, um património sublime, e um centro histórico que nos deve a todos orgulhar, que é hoje, felizmente, visitado por milhares de pessoas ao longo do ano.”

Uma conferência, na qual José Miguel Correia Noras, provedor da SCMS, fez uma apresentação e reflexão sobre a vida e obra do rei D. Dinis (1261-1325), fundador do Mutualismo, da Universidade e das Quinas Portuguesas.

O evento realizou-se esta terça-feira e contou com a participação musical do Conservatório de Música de Santarém, que abrilhantou o momento com apontamentos musicais inspirados nos versos de D. Dinis.

OC/MP

Fotos | CM Santarém – Direitos reservados

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img