A cidade da Ribeira Grande, nos Açores, volta a receber os melhores surfistas nacionais para a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2025. O Allianz Ribeira Grande Pro começa esta sexta-feira, com a chamada marcada para as 7h30 e possível início pelas 8 horas, no lado oeste da Praia do Areal de Santa Bárbara.
Com Teresa Bonvalot e Luís Perloiro na liderança dos rankings feminino e masculino, ambos envergam as licras amarelas Go Chill e partem como favoritos. No lado feminino, a etapa pode ser decisiva: Teresa Bonvalot pode confirmar o título nacional caso vença a etapa. Outros cenários, dependentes de terceiros, especialmente da prestação de Francisca Veselko, também poderão confirmar a conquista.
O surfista açoriano Francisco Benjamim, atual número 51 do ranking nacional, destaca a importância de competir em casa:
“É sempre muito bom ter uma etapa da Liga MEO Surf em casa, porque poder competir na praia onde cresci dá-me um conforto diferente. Além disso, sentir o apoio de toda a comunidade surfista local, amigos e família, torna esta etapa muito especial. Infelizmente, por motivos de saúde, não consegui estar presente na etapa da Ericeira, por isso estou com muita vontade de voltar à competição com um bom resultado em casa, mas, acima de tudo, desfrutar do campeonato na ilha.”
Marcos Medeiros, figura icónica do surf local e responsável pela Water Patrol, apelou à consciência ecológica e solidariedade:
“A minha expectativa é alta para esta etapa da Liga MEO Surf nos Açores, pela importância da evolução do surf local e da competição. (…) Na partida, só vos peço duas coisas de coração: que deixem algum material para surfistas locais, que não têm condições para comprar; e, após desfrutarem do surf, deixarem só as vossas pegadas na praia, defendendo o nosso mar e a nossa natureza.”
Além da corrida pelo título nacional, a prova será decisiva para o Allianz Triple Crown, que junta os resultados da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Bonvalot e Perloiro lideram também nesta disputa.
A competição inclui ainda vários prémios paralelos, como o Prio Best Wave, Bom Petisco Girls Score, Waversby Round, Expression Session e o Ribeira Grande Best Surfer, que distingue os melhores talentos locais.
Esta etapa definirá ainda os wildcards para o QuiksilverFest, prestigiado evento internacional em França, que contará com os líderes da Liga MEO Surf.
Agenda da prova:
-
13 de junho (sexta-feira):
-
07h30 – Chamada inicial
-
08h00 – Início do Round 1 masculino
-
09h30 – Programa Mar Vivo – Pingo Doce
-
-
14 de junho (sábado):
-
08h00 – Chamada do 2.º dia
-
15h00 – Expression Session
-
16h00 – MEO Monte Verde, com DJ Tójó
-
-
15 de junho (domingo):
-
08h00 – Chamada do 3.º dia
-
14h00 – Finais
-
15h00 – Cerimónia de entrega de prémios
-
O Allianz Ribeira Grande Pro pode ser acompanhado em direto na Sport TV, Facebook do MEO, app do MEO (posição 810), em www.ansurfistas.com e nas redes sociais da @ansurfistas.
OC/FC
