15.8 C
Porto
18.1 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Segunda-feira, Junho 17, 2024

XXIII Feira do Livro de Montalegre: Celebrações Literárias e Históricas

A XXIII Feira do Livro de Montalegre, a decorrer de 31 de maio a 3 de junho, celebra os 500 anos de Luís de Camões e os 25 anos da Revolução de 25 de Abril. O evento oferece uma variedade de atividades culturais e educativas, incluindo apresentações de livros, oficinas, teatro e música.

As mais lidas

A XXIII Feira do Livro de Montalegre que começou ontem dia 31 de maio e decorrerá até 3 de junho, promete ser um evento repleto de atividades culturais e educativas. Este ano, o destaque vai para as comemorações dos 500 anos de Luís de Camões e dos 25 anos da Revolução de 25 de Abril, marcando duas efemérides importantes na história e cultura portuguesas. 

31 de Maio (Sexta-feira) 

A abertura oficial da feira teve lugar às 10h00, com a participação da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. º Bento da Cruz, envolvendo os jardins de infância e o 1º ciclo do ensino básico.  

A manhã foi dedicada ao Dia Mundial da Criança (antecipado), incluindo a atividade Hora dos Super Quinas, promovida pela Associação de Futebol de Vila Real (AFVR). 

Destacou-se a apresentação do livro “O Canto da Serra Mãe” da autora Estefânia Surreira, com ilustrações de Dina Sachse, que também conduziram oficinas de ilustração e escrita criativa.  

Outro momento alto foi a “Caça ao Tesouro”, organizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Montalegre, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, e a GNR. 

A tarde contou com a peça de teatro “Ninguém”, apresentada pela Companhia de Teatro Nómada do Centro Artístico. 

1 de Junho (Sábado). Dia Mundial da Criança. 

O segundo dia continua a celebração do Dia Mundial da Criança com a abertura da feira às 10h00. A Oficina de Arte “O Atelier.bc” e o concurso “Ser criança é…”, promovido pelo Ecomuseu, proporcionarão atividades criativas e a atribuição de prémios. 

Às 14h30, Tânia Pires apresentará o seu livro “Jardim dos Contos de Encantar”, seguido por oficinas “Miúdos com GRAÚDOS”.  

Às 17h30, João Madureira apresentará “O Tosão de Ouro”. 

O dia culmina com um sarau musical intitulado “Abril Sempre”, apresentado por José Guimarães e a AJA – Associação José Afonso, às 19h00.  

Às 21h30, no Auditório Municipal, decorrerá a sessão “Outras Leituras: Revolução (Sem) Sangue”, refletindo sobre os 50 anos após a Revolução de Abril e as suas repercussões históricas. 

2 de Junho (Domingo) 

O terceiro dia, sob o mote “TOD@S a LER+“, abre as portas da feira às 14h00.  

Às 14h30, a APAMONTE – Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Montalegre promoverá a “Oficina Jovem”. 

Às 16h30, Maria Isabel Viçoso destacará o vínculo de Luís de Camões com Chaves e Montalegre, celebrando o quinto centenário do nascimento do poeta. Segue-se, às 17h30, a apresentação da revista “AQUAE FLAVIAE” por José Dias Baptista, focando-se nas toponímias locais.  

O dia encerra com a atuação da FILANDORRA – Teatro do Nordeste, com “Contar e Cantar ABRIL”, às 21h30. 

3 de Junho (Segunda-feira) 

O quarto dia da feira, dedicado à inclusão, inicia às 10h00 com a participação da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. º Bento da Cruz.  

Workshops inclusivos serão oferecidos pela CERCIMONT, como “Cerâmica: Experiência Criativa” e “Lavar Sorrisos”, entre outros. 

Às 14h30, Scott Dayman, ex-engenheiro da NASA, falará sobre “Do Espaço ao Futuro“, proporcionando uma visão inspiradora sobre ciência e tecnologia. 

Às 16h00, Aniceto Pires apresentará o seu livro “Testemunhos de Vivências: Guerra do Ultramar/Colonial e Índia 1498/1975“.  

4 de Junho (Terça-feira) 

O último dia da feira, intitulado “LER+ com a Comunidade Sénior”, começa às 10h00. 

 O IEFP Centro de Formação Profissional de Chaves e o GIP – Gabinete de Inserção Profissional proporcionam informação sobre medidas de emprego e estágios profissionais. 

Às 14h00, o “Encontro Sénior” destaca a ação social em direto com a Rádio Montalegre.

O dia e a 23ª edição da feira encerrarão às 19h00, com a apresentação do livro “Percurso” de José Teixeira, de autoria de Filipa da Rocha Nunes, Diogo Brito, Carolina Garfo, Maria Carvalho, João Carvalho e João Monteiro. 

A XXIII Feira do Livro de Montalegre, com um programa diversificado e inclusivo, tem sido um ponto de encontro para amantes da leitura e da cultura, honrando as tradições literárias e históricas de Portugal. 

 Edição: Rui Paulo Costa e António Proença

 

 

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img