O concelho de Odemira recebe, de 8 a 15 de setembro, o workshop internacional “Cultura Material no Alentejo – Arquitetura de terra: Entre a conservação e a inovação“. O evento é promovido pela Universidade do Porto, em parceria com diversas instituições internacionais, como a Universidad de Granada, Universitat Politècnica de València, Università IUAV de Veneza, Università degli Studi ‘Gabriele d’Annunzio’ de Chieti-Pescara e Politecnico de Bari. Conta ainda com o apoio do Município de Odemira.
A iniciativa visa discutir métodos de projeto e técnicas de construção em taipa, reunindo académicos, profissionais e estudantes de arquitetura. Serão 36 estudantes e 14 professores e investigadores que irão participar num programa de atividades que inclui a descoberta de construções tradicionais e contemporâneas na área de Odemira.
O workshop faz parte de um Blended Intensive Programme (BIP), financiado pelo programa Erasmus+, e é orientado pelo arquiteto Henrique Schreck. A segunda fase da formação inclui a participação ativa dos alunos na construção de uma arquitetura de taipa contemporânea, num espaço em obras.
Edição: Rui Paulo Costa