14.8 C
Porto
Domingo, Abril 14, 2024

Vilar de Andorinho: Rancho Folclórico Divino Salvador realizou Encontro “Cantar as Janeiras”

As mais lidas

Luísa Morais
Luísa Morais
Mestre em Psicologia Social e das Organizações

Cantar as Janeiras

Cantar as Janeiras, ou As Janeiras, é uma tradição que consiste na reunião de um grupo de pessoas acompanhadas por alguns instrumentos – como concertinas, cavaquinhos, viola portuguesa e vozes afinadas, que passam pelas ruas (a cantar), anunciando o nascimento de Jesus e desejando votos de um feliz Ano Novo. Quando esse grupo chega a uma casa, os moradores deixam-se a ouvir as cantigas tradicionais de texto simples e, nesse convívio dá-se uma troca: a companhia por comida “…aquelas cousas em cima do lume…” ou por bens (dinheiro, p.ex. ).

O Cantar as Janeiras tem origem pagã – remontam ao tempo dos romanos que comemoravam a entrada no Ano Novo em nome de Janus, o porteiro celestial. Assim (abre num novo separador)surge a denominação do primeiro mês do ano – Janeiro, que se inicia após o solstício de inverno (22 de Dezembro). (abre num novo separador)

As Janeiras são cantadas em vários pontos de Portugal e, em Vilar de Andorinho, a tradição mantém-se!

Este sábado a Igreja Matriz de Vilar de Andorinho, pelas 21h, recebeu o primeiro Encontro “Cantar as Janeiras”, organizado pelo Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho.

O encontro, que contou com uma casa cheia, abriu com a atuação do Rancho Folclórico “da casa”, a que se seguiram as atuações do Rancho Folclórico São Salvador de Grijó e do Rancho Folclórico As Lavradeiras de Pedroso.

IMG 6105
Rancho Folclórico Divino Salvador
IMG 6127
Rancho Folclórico São Salvador de Grijó
IMG 6152
Rancho Folclórico As Lavradeiras de Pedroso

Estiveram presentes várias entidades que proferiram umas breves palavras: Em representação do Sr. Presidente da C.M. de Vila Nova de Gaia – o Vereador Dr. Elísio Pinto; O Presidente da J.F. de Vilar de Andorinho – Dr. Serafim Teixeira; Em representação da Federação de Folclore Português e do Centro Técnico Regional Douro Litoral Centro (CTR) – a Coordenadora Zélia Silva; e em representação do Presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia – Marta Silva, que foi ainda a apresentadora deste Encontro.
Destacamos o Pe. Albino Reis com uma magnífica preleção sobre a origem e história das Janeiras e o Sr. Vereador da C. M. de V. N. de Gaia, Dr. Elísio Pinto com uma pequena fábula sobre o vencer nas dificuldades da vida.

IMG 6166
Pe. Albinio Presidente da Associação Preservar Memórias
IMG 6171
Dr. Elísio Pinto, Vereador da C. M. de V.N. de Gaia

O evento terminou com um saboroso repasto na sede de Os Modestos de Vilar de Andorinho.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img