Cantar as Janeiras
Cantar as Janeiras, ou As Janeiras, é uma tradição que consiste na reunião de um grupo de pessoas acompanhadas por alguns instrumentos – como concertinas, cavaquinhos, viola portuguesa e vozes afinadas, que passam pelas ruas (a cantar), anunciando o nascimento de Jesus e desejando votos de um feliz Ano Novo. Quando esse grupo chega a uma casa, os moradores deixam-se a ouvir as cantigas tradicionais de texto simples e, nesse convívio dá-se uma troca: a companhia por comida “…aquelas cousas em cima do lume…” ou por bens (dinheiro, p.ex. ).
O Cantar as Janeiras tem origem pagã – remontam ao tempo dos romanos que comemoravam a entrada no Ano Novo em nome de Janus, o porteiro celestial. Assim (abre num novo separador)surge a denominação do primeiro mês do ano – Janeiro, que se inicia após o solstício de inverno (22 de Dezembro). (abre num novo separador)
As Janeiras são cantadas em vários pontos de Portugal e, em Vilar de Andorinho, a tradição mantém-se!
Este sábado a Igreja Matriz de Vilar de Andorinho, pelas 21h, recebeu o primeiro Encontro “Cantar as Janeiras”, organizado pelo Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho.
O encontro, que contou com uma casa cheia, abriu com a atuação do Rancho Folclórico “da casa”, a que se seguiram as atuações do Rancho Folclórico São Salvador de Grijó e do Rancho Folclórico As Lavradeiras de Pedroso.
Estiveram presentes várias entidades que proferiram umas breves palavras: Em representação do Sr. Presidente da C.M. de Vila Nova de Gaia – o Vereador Dr. Elísio Pinto; O Presidente da J.F. de Vilar de Andorinho – Dr. Serafim Teixeira; Em representação da Federação de Folclore Português e do Centro Técnico Regional Douro Litoral Centro (CTR) – a Coordenadora Zélia Silva; e em representação do Presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia – Marta Silva, que foi ainda a apresentadora deste Encontro.
Destacamos o Pe. Albino Reis com uma magnífica preleção sobre a origem e história das Janeiras e o Sr. Vereador da C. M. de V. N. de Gaia, Dr. Elísio Pinto com uma pequena fábula sobre o vencer nas dificuldades da vida.
O evento terminou com um saboroso repasto na sede de Os Modestos de Vilar de Andorinho.
Mestre em Psicologia Social e das Organizações