20 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Vai, o primeiro dia está próximo. Enche a tua mochila de sonhos e segue caminho.

As mais lidas

Rosa Fonseca
Rosa Fonseca
Professora e Escritora

Ainda trazemos na pele a maresia dos dias à beira-mar e setembro já espreita sob um sol coado. Depois da calmaria do verão, é preciso reorganizar todas as energias para enfrentar um novo caminho e serenar a azáfama das famílias, com um novo regresso à escola. Todos os anos se repete e prepara, como um ritual, as mochilas por forma a nada faltar, para que o ano corra bem. Gostamos de pensar que parte do sucesso dos nossos filhos e alunos, depende da organização da mochila – cadernos, canetas e livros. Como também temos a certeza que é fulcral, em todo o processo de desenvolvimento, o primeiro dia de aulas.

Hoje vou conversar com os mais pequeninos. É nestes que se concentra a maior preocupação e ansiedade dos pais e encarregados de educação, também da escola, sobretudo, naqueles que vão, pela primeira vez pisar o solo sagrado da escola. Sentir de perto, os olhos do desconhecido, o espanto do novo. Sentir a surpresa e o encantamento, ainda que envoltos em medos e receios, nesta etapa que marca para sempre a personalidade de cada um. Quem não se lembra do primeiro dia?!

Vai com serenidade, serás bem acolhido e acredita que haverá sempre um sorriso, um abraço, uma palavra afável. Vai porque a escola também é casa, também é colo, também é mãe, pai, avó…é janela aberta para o mundo, um abraço que te envolve sempre que precisares e quiseres. É aí que vais fazer as tuas primeiras amizades e muitas serão eternas.
Ah, e se quiseres, nos dias em que te sentires mais desassossegado, também podes levar aquele brinquedo que te aconchega.

Quero contar-te um segredo, leva o lanche que a mãe prepara e vais ver, quando o estiveres a
comer, ela estará muito mais perto de ti. Vai sorrir-te e dizer que está tudo bem.
Porque está mesmo tudo bem!

Vais ser muito feliz com os novos amigos, com a nova professora. Vais aprender coisas novas e ensinar o muito que já sabes. A escola vai ser mais um espaço para novos desafios e partilhas. Vais conhecer outros meninos e meninas, cada um com as suas especificidades; todos diferentes, todos iguais.

Aproveita o recreio para conversares com os teus coleguinhas e conheceres cada um deles e dares-te a conhecer. Fala dos teus jogos, dos teus cromos, do desporto que praticas, do teu país, mas ouve também o que te têm a dizer. A diversidade será a tua maior surpresa. Será a tua maior aprendizagem.

Pai, mãe, que por estes dias têm andado apreensivos, ansiosos, quase com medo, aquietem o coração, a escola é um palco móvel de amor. A estabilidade dos vossos educandos, depende, também, da vossa. Precisamos de transmitir aos nossos filhos, afeto e confiança. O Amor está nos gestos mais simples e cúmplices.

E se quando o for buscar à escola, sentir o seu olhar triste, afague-o e diga-lhe que vai correr tudo bem. Mas se ele estiver feliz abrace-o também. Os abraços são casa cheia.

A entrada na escola foi sempre um marco na história de cada um de nós e perpetua-se pela vida fora. É sempre um tempo novo e de muitas mudanças. Tempo de evidenciar e aferir a maturidade de todos: família, comunidade educativa, sociedade civil.

O professor e a família serão sempre um elo vivo na tua vida.
Vai, o primeiro dia está próximo. Enche a tua mochila de sonhos e segue caminho.




- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img