O 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa do Turismo Industrial passou por São Brás de Alportel nos dias 13 e 14 de maio, integrando o calendário das comemorações dos 55 anos da Região de Turismo do Algarve (RTA). Organizado pelo Grupo Dinamizador da Rede, em parceria com a RTA e os municípios de Portimão e São Brás de Alportel, o encontro juntou representantes de entidades públicas, operadores turísticos e museus de todo o país.
Em São Brás de Alportel, o programa incluiu visitas a três espaços emblemáticos:
-
A Eco-fábrica da Cortiça, exemplo de produção sustentável num setor com fortes raízes na região;
-
O Museu do Traje, que preserva a memória etnográfica e industrial do concelho;
-
A Casa Memória da EN2, dedicada à histórica Estrada Nacional 2, valorizada como ativo turístico-cultural.

Durante a receção, a vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, deu as boas-vindas à comitiva e valorizou o papel da indústria na identidade local.
“Ficou o convite para voltarem a visitar São Brás de Alportel até para conhecer novidades na área do turismo industrial que estão ainda a nascer, como é o caso da Praça 1914 que se pretende uma verdadeira homenagem à indústria corticeira são-brasense, num espaço museológico a céu aberto”, afirmou Marlene Guerreiro.
O município pretende alargar a integração na Rede a outros setores locais, como os telheiros tradicionais, a pedra e a doçaria, reforçando o papel do turismo industrial na valorização do território e do seu legado produtivo.

Com 22 parceiros no Algarve, a Rede Portuguesa do Turismo Industrial continua a crescer, promovendo experiências ligadas aos processos produtivos e à memória coletiva, e afirmando-se como instrumento estratégico para o desenvolvimento turístico e cultural.
OC/RPC
