16 C
Porto
19.7 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Sábado, Julho 12, 2025

Turismo industrial reúne parceiros nacionais em São Brás de Alportel

São Brás de Alportel recebeu mais de duas centenas de participantes do 4.º Encontro da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, num programa que destacou espaços ligados ao património produtivo e à memória cultural do concelho.

Mais artigos

O 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa do Turismo Industrial passou por São Brás de Alportel nos dias 13 e 14 de maio, integrando o calendário das comemorações dos 55 anos da Região de Turismo do Algarve (RTA). Organizado pelo Grupo Dinamizador da Rede, em parceria com a RTA e os municípios de Portimão e São Brás de Alportel, o encontro juntou representantes de entidades públicas, operadores turísticos e museus de todo o país.

Em São Brás de Alportel, o programa incluiu visitas a três espaços emblemáticos:

  • A Eco-fábrica da Cortiça, exemplo de produção sustentável num setor com fortes raízes na região;

  • O Museu do Traje, que preserva a memória etnográfica e industrial do concelho;

  • A Casa Memória da EN2, dedicada à histórica Estrada Nacional 2, valorizada como ativo turístico-cultural.

Turismo Industrial Alportel
Eco-fábrica da cortiça. CMSBA Direitos reservados.

Durante a receção, a vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, deu as boas-vindas à comitiva e valorizou o papel da indústria na identidade local.

“Ficou o convite para voltarem a visitar São Brás de Alportel até para conhecer novidades na área do turismo industrial que estão ainda a nascer, como é o caso da Praça 1914 que se pretende uma verdadeira homenagem à indústria corticeira são-brasense, num espaço museológico a céu aberto”, afirmou Marlene Guerreiro.

O município pretende alargar a integração na Rede a outros setores locais, como os telheiros tradicionais, a pedra e a doçaria, reforçando o papel do turismo industrial na valorização do território e do seu legado produtivo.

Turismo Industrial Alportel
A doçaria. CMSBA Direitos reservados.

Com 22 parceiros no Algarve, a Rede Portuguesa do Turismo Industrial continua a crescer, promovendo experiências ligadas aos processos produtivos e à memória coletiva, e afirmando-se como instrumento estratégico para o desenvolvimento turístico e cultural.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img