20 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Transsexual : Fácil de entendermos! – Por Maria Manuel Teixeira Lopes

As mais lidas

Vou começar só por explicar de forma concisa e directa, que uma pessoa transexual nasceu com uma identidade de género diferente da do seu sexo biológico e do papel de género que lhe é atribuído.

Essa pessoa, pode ou não, ser submetida a tratamento hormonal e/ou cirúrgico, para adquirir as características físicas e/ou fisiológicas do sexo oposto ao do seu nascimento.
São pessoas que, fisicamente, nasceram com o sexo oposto.
Simples!

Quem não tem problemas físicos, psicológicos ou até ambos – psicofisiológicos?
Vamo-nos deixar de preconceitos, onde não existe razão para os ter.

Eu sei que já quase todos estamos fartos de ouvir e/ou ler sobre o episódio inapropriado que se passou em plena estação televisiva TVI, com os comentários e expressões não verbais do jornalista José Alberto Carvalho e do Miguel Sousa Tavares. Vergonha alheia!

Como é que duas pessoas supostamente informadas, com dever cívico acrescentado por estarem ali presentes como profissionais, podem ser tão ignorantes e malvados?

Obviamente, que este episódio foi divulgado automaticamente por toda a imprensa. Não se tratou de uma perseguição, apenas os meios de comunicação fizeram o seu trabalho, como profissionais que são.

Culpar os meios de comunicação por extrapolarem esta situação que ocorreu, só veio tirar a peneira sobre o sol, passo a expressão, de quanto ainda há muito preconceito sobre este tema, mas não por falta de acesso a informação.

É a ignorância que predomina, assim como uma falta tremenda de empatia, respeito e consideração pelos outros.

Se quisermos ir pela liberdade de expressão, neste caso ela não foi comprometida, porque esta acaba onde começa a dos outros. A Democracia é para nós evoluirmos como cidadãos e o conhecimento, a educação e o alerta para o que pode nos prejudicar e agravar ainda mais a falta de valores essências para podermos viver em sociedade, é saudável

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img