12.5 C
Porto
Domingo, Maio 19, 2024

Promover o associativismo e divertir as pessoas

A Festa do Peixe do Rio, que decorreu no Cais do Pé de Moura, na freguesia da Lomba, em Gondomar, nos dias 11,12 e 13 de agosto, cumpriu, nesta oitava edição, os princípios que sempre a nortearam : um evento geracional, em que a diversão ajuda a impulsionar o associativismo. Milhares de pessoas provaram também o peixe do rio Douro e as doces iguarias que a gastronomia local tem para oferecer.

As mais lidas

Como é que uma festa de uma pequena freguesia interior, na Lomba, em Gondomar, pode contribuir para que as seis associações locais possam obter verbas para financiarem as suas atividades? O Presidente da Junta da Freguesia, Rui Vicente, explicou a “ocidadao.pt”:
“Com a Festa do Peixe do Rio Douro a Junta de Freguesia tenta desenvolver o associativismo local. Geralmente, as coletividades vão à Junta pedir subsídios para isto e para aquilo. Sendo atribuído, dá para que eles façam face às despesas e pouco mais. Para a freguesia traz muito pouco e para eles também não é grande coisa. Quando o evento foi criado, pensámos logo em agregar as associações, em vez de estarmos a distribuir subsídios aleatoriamente. Preferimos dar-lhes uma “ferramenta” útil”.
E a ferramenta foi permitir que montassem as “barraquinhas” no local e vendessem os seus produtos: refeições de peixe (e não só), artesanato, e outra gastronomia. O que têm dado muito bons resultados, como afirma o Presidente:
Ao dar-lhes essa “ferramenta”, eles trabalham, ganham e dão algo à freguesia. Para a iniciativa ser satisfatória, todo o dinheiro investido na sua realização tem de entrar nas associações e, em simultâneo, queremos as pessoas divertidas e felizes”.
                                                                       

                                                                          Dinheiros Públicos


Rui Vicente afiança ser parcimonioso no que aos dinheiros públicos diz respeito. Sendo a Festa do Peixe um evento promovido pela autarquia, todas as cautelas são poucas:
Os dinheiros públicos devem ser bem analisados e deve ser-se cuidadoso ao gastar. O seu fim tem de ser sempre correto. No nosso caso, gastamos para divertir as pessoas e dar a ganhar às associações. Posso garantir que o valor investido é recebido em dobro pelas coletividades. Temos superavit e sabemos gerir”.

Durante os tês dias de divertimento, o peixe servido em Pé de Moura foi taínha, lúcio e achegã, “reis” do rio nesta época do ano. A lampreia e o sável só de janeiro até Maio.
Enquanto degustaram as especialidades que o Douro nos dá, puderam assistir ao Festival de Folclore; com grande entusiasmo, até porque há uma grande ligação das pessoas a esta arte etnográfica – o Rancho Santa Eufémia de Pé de Moura é o mais antigo do concelho de Gondomar – e havia um Festival no mesmo lugar. A edilidade local achou por bem propor a  integração  na Festa do Peixe. Que traria vantagens para todos.
O festival de folclore que havia era um evento isolado, sem dinâmica envolvente. Era um espetáculo muito bonito, mas que só chamava aqui quem gostasse de folclore. A organização aceitou o nosso repto e todos ficámos satisfeitos.”- Explicou Rui Vicente.
Trata-te de uma festa global – com todos os tipos de música – e intergeracional. A Junta de Freguesia, há uma dezena de anos, quando decidiu levar a cabo a realização da festa, preocupou-se com as pessoas de todas as idades.

Festa 3
DIREITOS RESERVADOS

É uma festa para todos. Os mais pequenos tem os insufláveis de que tanto gostam. Os mais velhos, a música, o folclore, a discoteca e a festa da espuma. Da meia noite às quatro da manhã, funciona a discoteca em cima do palco flutuante. Até às duas horas, vemos lá pais, filhos e netos. Depois, até às quatro da madrugada, ficam os mais jovens a dançar. Estavam em cima daquele palco mais de seis centenas de pessoas.”
A Festa do Peixe do Rio Douro, na Lomba, é já um marco importante entre todas as realizadas no concelho gondomarense. Reuniu, nos três dias, mais de 10 mil pessoas.





- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img