Após 138 entrevistas, Joaquim Jorge comemorou os 18 anos do seu Clube dos Pensadores. E, mais do que justo, coube-lhe a vez de ser o entrevistado. Afinal, quem é este homem que anda há tanto tempo a trazer-nos entrevistados de diversas áreas, da política à arte, do desporto à cultura? No dia 1 de Março, quem decidiu deslocar-se ao evento – de entrada livre, como todos os que realiza – ficou a saber um bocadinho mais.
Rute Marinho, ex-jornalista da Rádio Nova e professora de Comunicação Social, foi quem entrevistou Joaquim Jorge. Quanto ao homem, esteve igual a si mesmo, confessando estar “um bocadinho nervoso”. Espontâneo, frontal e, tantas vezes, desconcertante. Porém, a plateia, composta na sua maioria por amigos, não ficou surpreendida. O Joaquim Jorge de ontem, é o de hoje e, provavelmente será o de sempre.
Quanto ao clube, veio a principal novidade “quero chegar às 150 entrevistas, mas para isso preciso de todos porque só faz sentido trazer entrevistados havendo público.” – disse o criador do clube.
O ambiente foi leve, de boa disposição, afinal como costumam ser as reuniões de amigos. Mas nem assim, Joaquim Jorge deixou de ser o moderador – marcou tempo para as diversas intervenções e foi rigoroso no seu cumprimento. “Temos sempre que respeitar o tempo em que as pessoas são capazes de ouvir e prestar atenção. Eu olho para elas e sei quando já estão enfadafas.” – disse, a propósito do tempo que cada um tinha para falar.
O Presidente da República enviou um vídeo, no qual felicitava Joaquim Jorge e a longevidade do Clube dos Pensadores. Marcelo Rebelo de Sousa explicou que a sua ausência devia-se ao facto de estarmos em campanha eleitoral e não ser oportuno para o Presidente da República abordar certas questões políticas. Mas fez questão de demonstrar disponibilidade numa outra altura. Frisemos que Marcelo já esteve no Clube e, como disse “gostei muito e admiro o trabalho de Joaquim Jorge que é deveras importante para as pessoas em geral”
Paula Teixeira da Cruz também enviou uma mensagem, tal como já o tinham feito Ribeiro e Castro e o ex-eurodeputado do PS, Manuel dos Santos
Jornalista