Esta parceria é o primeiro passo da Fundação AEP para a criação de um ecossistema internacional que pretende colocar esta temática na agenda pública e posicionar a cidade do Porto a nível europeu para estas questões.
O Porto International Ecosystem for Longevity está a nascer da visão estratégica da 40+LAB, que como entidade especializada na longevidade, viu na Fundação AEP o parceiro fundamental para liderar esta iniciativa de grande relevo para Portugal. A estas duas entidades, junta-se a Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional do Porto.
É um projeto que pretende colocar Portugal no mapa global da longevidade, tal como já se faz no Reino Unido, Estados Unidos, Japão ou mesmo em Singapura.
Trata-se de uma aposta de longe prazo das entidades envolvidas que partilham de uma mesma visão: Portugal tem um potencial único no mundo da longevidade e da economia e pretende-se que este ecossistema seja o principal espaço de desenvolvimento com vista ao seu crescimento.
Para a Fundação AEP, a aposta numa visão mais centrada na longevidade é a evolução natural do que até então tem vindo a ser feito na área do empreendedorismo sénior e para a Associação Age Friendly Portugal é a continuação daquilo que é o seu objeto de existência: promover o negócio das entidades associadas, promover a internacionalização da economia nacional e alinhar Portugal com as outras grandes economias mundiais, que já olham para a longevidade como um dos principais eixos de desenvolvimento social e económico.
Debate sobre o impacto da longevidade em Portugal
A sessão incluirá ainda um debate sobre o impacto da longevidade em Portugal, entre Fernando Paulo, Vereador da Câmara Municipal do Porto com o pelouro da Educação e o pelouro da Coesão Social; Ana Sepulveda, Presidente da Associação Age Friendly Portugal e CEO da 40+ Lab; Gabriela Queiróz, associada sénior da JPAB – José Pedro Aguiar-Branco Advogados e Maria Cândida Rocha e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Banco Carregosa, sobre o impacto da longevidade na economia dos países, das cidades, das empresas e das pessoas.
A moderação estará a cargo de Sofia Salgado da Fundação AEP.
Serão abordados temas como: A longevidade como eixo estratégico para o desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa, o papel das empresas, da academia e do Estado numa necessária mudança de perspetiva em relação ao futuro de Portugal, e a longevidade como caminho de sustentabilidade para as sociedades.