4.2 C
Porto
12.5 C
Lisboa
12.9 C
Faro
Sábado, Dezembro 14, 2024

“Património Enogastronómico” em Montalegre de 26 a 28 de Abril

Depois do sucesso do ano inaugural, Montalegre volta a receber mais uma edição do evento "Património Enogastronómico" entre os dias 26 e 28 deste mês.

As mais lidas

 Uma iniciativa que celebra a gastronomia portuguesa em todas as suas vertentes, levando até Montalegre desde Confrarias Gastronómicas, Chefs, Investigadores, Produtores, Empresas transformadoras, Administração Pública, e muitos outros atores da gastronomia portuguesa.

Todo o programa do evento – organizado pela Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição (PECT) em coorganização com o Município de Montalegre – é aberto ao público em geral. As propostas passam, entre outras, por conhecer os stands dos expositores, ouvir as 18 palestras previstas sobre gastronomia portuguesa, fazer provas sensoriais de águas, de bacalhaus, de chocolates, de azeites ou de batatas e assistir aos showcookings.

A segunda edição do “Património Enogastronómico“, a realizar em Montalegre no último fim de semana do mês (26 a 28), apresenta ainda novidades sobre os espaços de alimentação: os visitantes podem decidir petiscar na Praça de Alimentação das Confrarias ou reservar a sua refeição no restaurante coletivo do evento e naquela que é a novidade desta edição – o restaurante Premium, com um elenco de chefs experientes e, alguns deles, com um historial Michelin (ambos os restaurantes estão sujeitos a marcação prévia obrigatória através do website do evento www.pect.pt)

PROGRAMA DIVERSIFICADO

A Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição (PECT), em coorganização com o Município de Montalegre, procura trazer para o território uma discussão de âmbito nacional que se estende para lá das fronteiras lusas. De acordo com Elsa Machado, Presidente da Associação PECT e diretora do evento, «está confirmada a participação de agentes gastronómicos dos vários setores da sociedade portuguesa, de Norte, Sul e Ilhas, mas também provenientes de Espanha e de países mais distantes como São Tomé, através, por exemplo das Confrarias Gastronómicas». Acrescenta ainda que «as entidades que se associam a nós nesta segunda edição são tão diversas como as Confrarias Gastronómicas e Báquicas Portuguesas, as Universidades, a CCDR-Norte, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, a Docapesca, mas também as associações de produtores como a Confagri, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, e muitas empresas, e só para mencionar algumas, como a Lactogal, a Traçoinox, a Lugrade ou os restaurantes de onde são oriundos os nossos Chefes». Garante também a diretora do evento que «este envolvimento traz-nos um grande orgulho, mas também uma responsabilidade acrescida quando damos palco, em Montalegre, a este momento de reunião de todos estes atores gastronómicos»

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img