Os bombeiros são um fenómeno

Os bombeiros na generalidade mundial, especialmente os portugueses no que respeita à Europa, são verdadeiramente um fenómeno da humanidade. Mulheres e homens decidem ser soldados da paz com que objectivo, se neste mundo o materialismo está primeiro? A maioria é voluntária. Alguns, ou quase todos, estão no seu trabalho, os que têm, e quando toca a sirene correm para o quartel, vestem o fato e aí vão eles nos carros para um incêndio rural, para uma fábrica repleta de produtos perigosos, para um prédio que ruiu ou para uma inundação que desaloja centenas de pessoas.
Outros bombeiros andam de ambulância. Ui, aqui a porca torce o rabo. O serviço de ambulâncias, por vezes, chega ao caos. Os bombeiros transportam um doente para a urgência de uma unidade hospitalar, chegam lá com a maca e esta tem de ficar num corredor. Eternamente. E os bombeiros a secar e a prejudicar outros serviços porque o hospital não liberta as macas das ambulâncias. São os bombeiros chamados para um caso de potencial parto. Umas vezes, são as bombeiras e bombeiros que assistem ao parto no interior das ambulâncias e ali nasce um novo ser humano. Em outros casos, chegam à residência para onde foram chamados e deparam-se com um cenário muito complicado onde a parturiente já não aguenta mais e são os bombeiros que tratam do parto ali mesmo no quarto das novas mães. Tudo isto parece simples. Mas não é. Trata-se de um trabalho especial, que teve de adquirir muita formação, muito estudo, muita dedicação e muito desprendimento pelo dinheiro. Sim, porque os bombeiros voluntários ganham uma miséria, quando devia ser legislado que todos tivessem um salário fixo.
Contudo, os bombeiros têm uma face da moeda chamada heroísmo. É impressionante quando chega o Verão e os grandes incêndios. É autêntico heroísmo o combate às chamas levado a efeito pelos bombeiros. Sempre a arriscar a vida. E alguns, infelizmente, morrem. Lá vão as autoridades máximas do país ao funeral… lamentam muito a perda do bombeiro, prometem este mundo e o outro, mas tudo fica na mesma e até no que toca à mobilidade, só os bombeiros é que sabem os milagres que fazem para que certas viaturas possam rolar nas estradas e caminhos de terra.
Não podemos deixar de salientar que os soldados da paz salvam vidas quase todos os dias, seja do encarceramento num acidente rodoviário, no interior de um elevador que avariou por falta de manutenção (o trivial neste país) ou numa praia a salvar quem foi apanhado por um agueiro.
Os bombeiros têm de ser valorizados de uma vez por todas. O Governo tem de conceder todo o apoio que é reivindicado pelas corporações. Os bombeiros sacrificam-se por todos nós, mas têm de sentir orgulho que nós estamos com eles.