8.5 C
Porto
Segunda-feira, Maio 27, 2024

“Nacional” 222 – Talvez a estrada mais bonita do mundo

A Estrada Nacional 222 (EN222) tem 226,3 quilómetros de extensão e liga o centro de Vila Nova de Gaia (Mafamude) a Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Seguindo sempre pela margem esquerda do rio Douro, atravessa vários concelhos como Vila Nova de Gaia, Castelo de Paiva, Cinfães, Resende, Lamego, Peso da Régua, Armamar, Tabuaço e S. João da Pesqueira.

As mais lidas

Fernanda Maia
Fernanda Maia
Colaboradora

Ao longo do percurso passa por locais classificados como Património da Humanidade da UNESCO: a Ribeira do Porto, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres do Vale do Côa. Com desvios ou sem desvios ao traçado da estrada, há muito caminho para percorrer e descobrir. Não faltará a oportunidade de visitar algumas quintas do Douro Vinhateiro, onde pode fazer provas de vinho, visitar aldeias históricas, fazer passeios a pé ou de barco, degustar uma gastronomia riquíssima e desfrutar de um sem número de miradouros, com lindíssimas vistas panorâmicas.

IMG 20210703 150138
Foto de FM

É possível percorrer a EN222 durante todo o ano, mas a época das vindimas (setembro e outubro) é a altura do ano ideal. Para além das cores do outono que pintam o vale do Douro de tons de amarelo, laranja e vermelho, a maioria das quintas durienses oferecem programas em que o visitante tem a possibilidade de participar, nomeadamente na apanha e pisa da uva. Mas se as cores do outono são quentes, na primavera as vinhas cobrem-se de verde, com o aparecimento dos primeiros rebentos. No verão o calor aperta e só apetece andar de barco e desfrutar das praias fluviais. Já o inverno é frio e chuvoso, o que apela a uma escapadinha numa das inúmeras quintas, na companhia de um bom vinho do Douro.

 

IMG 20210703 120728
Foto de FM

A parte mais bonita desta estrada, que já foi considerada uma das mais bonitas do mundo, é o troço Régua – Pinhão. São 27 quilómetros e 93 curvas que acompanham o serpentear do rio Douro, na companhia de um cenário em socalcos a perder de vista.

Mas antes de se fazer à estrada, pode adquirir o Passaporte da Rota N222, online ou num posto de turismo de um dos municípios aderentes. A viagem começa no quilómetro 0, perto da estação de metro de D. João II, em Vila Nova de Gaia.

Por tudo isto, vá e visite e não se esqueça de ir carimbando o passaporte.

IMG 20210703 102543
Foto de FM
IMG 20210817 101944
Foto de FM
- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img