Diana foi prógona no renascimento da música escrita por mulheres compositoras dos últimos duzentos e cinquenta anos, na série de concertos Women of Note, que levou à criação, de umbsite com o mesmo nome. ( http://oboeclassics.com/~oboe3583/ambache/wIndex.htm )
Com a sua orquestra, estreou quarenta obras dessas compositoras. Enriquecendo assim uma recopilação, lamentavelmente desmemoriada…
Apresentou-se em duo, com o oboísta Jeremy Polmear, em mais de trinta e três países, nos
cinco continentes. Juntos, realizaram concertos onde havia uma relação entre as palavras e
música (… as letras entre as notas…) com atores como Jenny Agutter e Billie Whitelaw. Realizaram workshops, onde aplicavam os princípios da música e das artes em gestão empresarial, tendo obtido assinalável êxito, entre os empresários.
Diana é professora na “Martin Randall Travel“, apresentou vários programas de música na BBC e colabora como jornalista com o”Indepent”, “O Groove Dictionary”, “Classic FM Magazine” e a BBC Music Magazine”.
Foi selecionada para os European Women of Achievement Awards 2002, pelo seu trabalho de perquirição, e pela interpretação e gravação de música composta por mulheres.
A sua orquestra – Ambache Chamber Ensemble é um grupo de inglês que embora tenha trinta músicos de base, pode apresentar-se em formações mais reduzidas. Foi fundada em 1984 pela mão de Diana Ambache especificamente para acompanhá-la nos concertos para piano de Mozart, e a música de Mozart continua a constituir uma grande parte do repertório. Conquanto, o foco principal do Ambache Ensemble, é a interpretação da música composta por mulheres, uma área de estudo em que a Ambache é a maior especialista mundial. Tocam com frequência nos espectáculos do South Bank e no St. John's Smith Square, em Londres, concertos transmitidos pela BBC. Curiosamente, a sua orquestra não tem maestro, todavia, essa particularidade, não impediu que gravasse extensivamente, para as editoras Meridian, Naxos, Virgin Classics, Chandos e Signum Classics.
Diana criou ainda “The Ambache Charitable Trust”. A Trust, é uma fundação com a finalidade de apoiar e dinamizar mulheres compositoras, dando a conhecer as suas obras, para um círculo cultural mais amplo. Apoia pessoas que dão concertos, gravações, programas de rádio ou televisão, ou que publiquem música e livros de forma significativa que atente para esse repertório.
Isso pode incluir compositores como Amy Beach, Mary Carr Moor e Gena Branscombe a partir desta foto de 1932, da Washington National League of American Pen Women.

Músico/Colaborador