20 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Metrobus

As mais lidas

Joaquim Jorge
Joaquim Jorge
Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

O Metrobus, no fundo é um metro sobre rodas. Uma ideia de Jaime Lener, arquitecto brasileiro, foi governador do Paraná e prefeito da capital Curitiba.Transformou o transporte público. Foi pioneiro na sustentabilidade e especialista em conseguir grandes mudanças com poucos recursos.

O Metrobus é um sistema de autocarro por vias exclusivas que revolucionou o transporte colectivo no Mundo. Serviu de inspiração a mais de 200 cidades, como Los Angeles, Seul e Istambul, entre outras.

Esta ideia tem mais de 50 anos, conhecida por Bus Rapid Transit (BRT), foi introduzido no Canadá, em 1973. Jaime Lerner aproveitou a ideia e criou a Rede Integrada de Transporte (RIT), este sistema de transporte tem enormes vantagens: flexibilidade, fácil de implementar com um custo baixo, não bloqueia o sistema e permite diferentes articulações.

Chega, agora, ao Porto e Gaia. Ainda bem que copiamos o que de bom existe noutros países. Ao ouvir os responsáveis políticos, ficamos com a ideia de que inventaram, agora algo, porém, já existe há muito anos. Anunciam o Metrobus com pompa e circunstância de algo que existe em outros países há montes de anos. Esta maneira de ser, infelizmente, faz parte do ADN político. Temos coisas que somos mesmo deslumbrados e não passamos de uma pequenez sórdida.

Façamos o que temos a fazer com o Metrobus e avancemos no prolongamento deste tipo de vias.

Copiar algo que já foi feito noutras cidades e noutros países permite aquilatar alguns erros e evitá-los na implementação da obra.

Eu vivo em Gaia e não preciso de me deslocar ao Porto, como acontecia antigamente, posso comprar e tenho os serviços de que preciso perto da minha residência, isso deve-se à visão de Luís Filipe Menezes. A cidade de futuro não passa por receber carros, mas preparar a cidade para receber transporte público.

O Metrobus deve ser um sistema que funciona em toda a cidade, e não, em pequenas parcelas da cidade.

O Metrobus é um metro de superfície, com todas as vantagens do metro, a rapidez, levar um grande número de pessoas, mas sem perder a referência da cidade. Um transporte associado ao trabalho e vida com comércio e serviços. Esperemos que seja isso que vai acontecer.

O excesso de meios leva ao desperdício. A criatividade começa quando tens pouco dinheiro.

O carro, no futuro, será unicamente utilizado para viagens e lazer, não será utilizado para andar na cidade.

Um bom político é aquele que antecipa o futuro e vê as coisas antes, e não, que só vê o passado.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img