A quadra começa com a inauguração da iluminação de Natal, a 1 de dezembro, na Mealhada e na Pampilhosa, e no Luso, a 2 de dezembro. Até final da quadra, multiplicam-se as atividades nas diversas freguesias e palcos do concelho. O Mercadinho de Natal da Mealhada, com a casa do Pai Natal, ficará situado junto ao Jardim Municipal, privilegiando-se a venda de artigos de artesanato e de comércio tradicional.
Pontos altos na programação serão o espetáculo infantil “A Cinderela”, logo no dia 1 de dezembro, e o Concerto de Natal, dia 16 de dezembro, no Cineteatro Messias, com a Orquestra da Costa Atlântica, que apresenta uma versão inédita do Capuchinho Vermelho: um concerto que é acompanhado por ilustrações projetadas no fundo de cena, dirigido pelo maestro Luís Miguel Clemente e narrado pelo humorista Jorge Serafim.
Na Biblioteca Municipal da Mealhada, no Centro de Interpretação Ambiental, na Tenda Natal e na antiga Pensão Astória, junto ao Posto de Turismo Luso Bussaco, decorrem oficinas de variadíssimas temáticas: de escrita criativa, de gastronomia da quadra, de criação de enfeites natalícios ou mesmo workshops ambientais.
Há também exposições e Rotas de Presépios um pouco por todo o concelho. O Luso vai ter passeios de charrete, que recordam os tempos em que os “burriqueiros“, como eram conhecidos os habitantes da vila, faziam o uso do burro nos seus afazeres profissionais.
A figura do Pai Natal estará muito presente. Na casa que lhe é dedicada, no centro da cidade, mas também nas aldeias e vilas. No já tradicional desfile de Pais Natal Motard, este ano marcado para dia 10 de dezembro, no trenó que o levará por Ventosa do Bairro e Antes e na visita que fará a todas as freguesias.
“Temos um programa aberto à participação da comunidade nas mais diversas vertentes, um programa para as famílias, e que não se esgota nas nossas propostas. Nas nossas aldeias e vilas, as associações culturais desenvolvem diversas atividades natalícias que enriquecem toda esta quadra, nomeadamente com a recuperação de tradições e usos antigos, como os cantares de Reis e Janeiras ou o madeiro“, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.